A Fifa divulgou nesta quinta-feira os horários dos jogos da Copa do Mundo de 2014. Ao contrário do que aconteceu nos últimos quatro Mundiais, as partidas se concentrarão durante a tarde, a fim de privilegiar o fuso horário europeu. Esta é a primeira Copa do Mundo desde 1994 a ser disputada em fusos diferentes.

Dos 64 confrontos, 53 deles acontecerão entre 13 e 17 horas. A abertura e a final estão marcadas para as 17 horas, bem como a maior parte dos jogos a partir das oitavas de final. Todos os jogos da seleção brasileira, independente de sua trajetória nos mata-matas, acontecem no período.

Apenas uma partida acontece às 21 horas, ainda pela primeira fase. Além disso, a distribuição dos horários demonstram certa preocupação da Fifa com o clima das cidades. Nenhum jogo em Manaus, Cuiabá e Fortaleza acontece antes das 15 horas. Ainda assim, algumas equipes podem sofrer com partidas às 13 horas em Brasília, Natal, Recife, Salvador e Rio de Janeiro.

Exceção feita à terceira rodada da primeira fase, não haverá coincidência no horário dos confrontos. Segundo a entidade, foram respeitados os contratos de transmissão e as logísticas de viagem dos torcedores.

Por fim, foi determinado que o sorteio da Copa acontecerá no dia seis de dezembro de 2013, na Bahia. Já o dia 19 de maio de 2014 foi determinado como o limite para os clubes liberarem seus atletas às seleções.