Em 2015, a EA Sports aumentou a representatividade em sua franquia Fifa ao acrescentar seleções nacionais femininas em Fifa 16, novidade que permanece até o momento. No ano passado, os jogadores passaram a poder criar treinadoras para o tradicional Modo Carreira, um acréscimo comemorado pelo público feminino de Fifa. Agora, a empresa dá outro passo importante neste sentido ao incluir a primeira locutora mulher em sua narração atual. A jornalista Nira Juanco estará em Fifa 21, em sua versão espanhola.

Desde 2001, a versão espanhola de Fifa conta com a voz marcante de Manolo Lama, narrador da rádio COPE. E foi o próprio Lama, em seu Twitter, que deixou escapar a presença de Juanco na próxima versão do game da EA Sports ao comentar sobre a longa parceria com a série.

“Meu deus! Quantos Fifas, da EA Sports, narramos nós, Paco González, Antonio Ruiz e agora Nira Juanco…”, escreveu. A jornalista então compartilhou a publicação, dizendo ser “um prazer participar de Fifa 21 junto desses craques”.

Nira Juanco trabalha no canal Gol Televisión e, em seu percurso, marcou época nas transmissões locais também na Fórmula 1. Conforme escreve a IGN, Juanco será a primeira voz feminina de Fifa em espanhol. Com sorte, a nova experiência pode estar abrindo um precedente bacana para vermos o mesmo em versões futuras também em outras línguas.

Em 2000, a ex-jogadora Julie Foudy fez a narração de alguns jogos na versão americana de Fifa 2000: Major League Soccer, como alertado pelo nosso leitor Carlos Alberto Júnior. Não era possível ver a narração dela sem ser a versão exclusiva para a América do Norte naquela edição, que acabou restrita ao mercado local. Desta vez, estará na versão global, uma vez que há a opção de selecionar o idioma da narração.

A Trivela tentou contato com a EA Sports para comentar o assunto, mas até o fechamento deste texto, não recebemos retorno.