Depois das novidades do Modo Carreira, os detalhes mais interessantes revelados pela EA Sports até agora sobre o Fifa 20 foram aqueles do novo modo VOLTA, de futebol de rua. A adição vem meio que para substituir o modo Jornada como recurso extra aos modos mais tradicionais de games de futebol.

A EA Sports reuniu uma série de informações sobre o VOLTA, e, com o lançamento da versão beta do Fifa 20, jogadores ao redor do mundo também têm nos trazido um insight de como deverá ser a novidade do jogo.

Neste post, reunimos as principais informações acerca do futebol de rua no Fifa 20, tanto do que é oficial quanto daquilo que se pôde perceber pelo beta.

Personalização e terreno de jogo

Entendendo que o futebol de rua ao redor do mundo é, mais do que esporte, estilo de vida e lugar para os jogadores expressarem seu senso de moda, o VOLTA conta com uma gama bastante ampla de personalização do visual do jogador. Você pode editar em detalhes os aspectos físicos do seu personagem.

O vestuário é muito importante no jogo, e seu jogador, seja ele homem ou mulher, conta com uma ampla gama de opções para o guarda-roupa, com muitas peças da Adidas, parceira da EA Sports no jogo.

Fifa 20 (Divulgação)

O modo de jogo conta com 17 terrenos, incluindo quadra de futsal, gramado sintético e até a “gaiola” vista bastante pela Europa, onde a parede é mais um elemento do jogo, não havendo linhas laterais ou de fundo.

Entre os diversos locais de jogo está o Rio de Janeiro, cuja quadra no game é situada em uma favela. Outras cidades, como Tóquio, Londres e Roma, por exemplo, também terão detalhes arquitetônicos característicos desses grandes centros, sendo rapidamente identificáveis no jogo mesmo que não fossem revelados por seus nomes.

Rio de Janeiro (Divulgação)
Tóquio (Divulgação)

Lista completa:

Galpão
Estacionamento
Tóquio
Amsterdã
Rio de Janeiro
Nova York
Buenos Aires
Londres
Paris
Lagos
Cidade do Cabo
Berlim
Miami
Los Angeles
Barcelona
Cidade do México
Roma

Jogabilidade

A variedade nos modos de jogo dentro do próprio VOLTA é interessante. É possível ir com 3×3 (sem goleiros), 4×4, 5×5 e até futsal profissional, cada qual guardando suas regras e com características individuais a se levar em conta durante as partidas.

Se você achava que Fifa 19 já tinha dribles demais e virava um grande jogo de freestyle nos finais de semana de jogatina online, o VOLTA pegou isso e multiplicou – as fintas são a essência do futebol de rua, então faz sentido.

É possível realizar uma série de dribles novos no novo modo de jogo, além daqueles já presentes no futebol de campo. Como o objetivo na rua por vezes é mesmo humilhar o adversário, a EA Sports acrescentou, é claro, o gol de cabeça rasteiro, de joelhos. Para completar, comemorações novas e cheias de marra fecham o pacote.

A jogabilidade contará ainda com um sistema de pontos de habilidade e árvore de skills, tradicional em outros jogos. Com ele, você desenvolve e aperfeiçoa seu estilo de jogo ao longo do tempo.

Árvore de skills de VOLTA (Divulgação)

Conclua partidas para aumentar a classificação do seu jogador e ganhar pontos de habilidades. Atinja o nível máximo de várias características para ganhar títulos que mostram seu estilo de jogo para o mundo.

Modo História

Aqui é onde fica claro que o VOLTA vem para preencher a lacuna do Jornada. O modo história que você viu nos últimos anos com Alex Hunter agora tem como pano de fundo o futebol de rua – e você é o personagem principal, claro.

Neste modo, você deverá jogar ao redor do mundo contra outros craques do futebol de rua e até “lendas” do esporte, por fim chegando à final do Mundial VOLTA, em Buenos Aires.

VOLTA Tour

Modo de jogo offline em que você disputa partidas contra equipes criadas por usuários. O mundo do VOLTA Tour é composto por todos aqueles jogando o modo ao redor do planeta, fazendo a competição ser contra a comunidade. Vencer jogos te possibilita recrutar jogadores do time adversário, aprimorando sua própria equipe.

VOLTA League

Modo de jogo offline com acesso e rebaixamento, uma espécie de versão de futebol de rua para o Temporadas ou mesmo o Ultimate Team – sem as cartas e microtransações, é claro.

Fifa 20 será lançado em 27 de setembro em todo o mundo. Uma versão demo virá antes do lançamento mundial, mas ainda não há detalhes de datas ou times selecionáveis.

FIFA 20 - PS4 - Pré-venda
Edição Standard
A Trivela pode ganhar comissão sobre a venda.
FIFA 20 - Xbox One - Pré-venda
Edição Standard
A Trivela pode ganhar comissão sobre a venda.