Não é de hoje que os jogadores de Fifa pediam uma renovação no Modo Carreira. Há uns bons anos, tudo o que a EA Sports fazia era mudar uma interface aqui e outra ali a cada versão de seu jogo, focando as atenções em seu mais lucrativo modo Ultimate Team. No entanto, Fifa 20 até que enfim responde aos anseios dos fãs da franquia. Nesta quarta-feira (7), a empresa anunciou um caminhão de novidades para o modo em que você assume o papel de técnico de um clube.

Comecemos pela aparência de seu treinador. Em Fifa 20, suas opções serão bem menos limitadas. Será possível criar um visual diverso, mudando tipo físico, tom de pele, roupas, cortes de cabelo e, até que enfim, você poderá ter treinadoras mulheres, contemplando uma parcela dos jogadores que até então não podia criar uma técnica mais à sua imagem.

Seu técnico poderá ter uma aparência bastante diversa (Divulgação)
Você poderá criar seu treinador mexendo nos mínimos detalhes (Divulgação)

Em termos de decisões tomadas, suas escolhas terão mais consequências do que nunca na equipe, seja no moral ou no desempenho dos atletas. Rotacionar o elenco, definir alvos na janela de transferências, administrar os salários, tudo isso afeta, segundo a EA Sports, o moral, a forma e até as pontuações gerais dos jogadores.

Assim como em Football Manager, você terá conversas individuais com os atletas, resolvendo questões dos seus comandados, e isso também afetará o espírito da equipe e até mesmo sua avaliação como treinador.

Novo menu de interação com os jogadores (Divulgação)

Por fim, as respostas que você dá em entrevistas coletivas antes e depois de jogos importantes na temporada também terão seu impacto.

Por falar em entrevistas, como você pode observar na imagem abaixo, o sistema de interação com a imprensa foi reformulado, e agora temos uma tela interativa como a vista no modo Jornada, dando diferentes opções de respostas para as perguntas, tudo em um cenário clássico de coletiva de imprensa.

Nova tela de entrevistas interativas (Divulgação)

Uma mudança importante está no potencial dos jogadores. No Fifa 19, os atletas tinham uma pontuação geral definida, que seria alcançada ao longo dos anos. Já em Fifa 20, a EA Sports diz trazer um mecanismo de potencial dinâmico, em que as atuações em campo terão influência no quão bom ou ruim um jogador será no futuro. Isso certamente torna as coisas mais interessantes – e te força a dar mais espaço para a molecada da base enquanto eles ainda estão se desenvolvendo.

Outra novidade legal são os menus com visual de acordo com a competição em que será disputada a partida seguinte, como você pode ver nos dois exemplos abaixo.

Premier League (Divulgação)
Champions League (Divulgação)

Em questão de novidades funcionais, podemos destacar, entre outras coisas, a possibilidade de desabilitar as ofertas de seleções. Você não será mais importunado se seu único objetivo for comandar clubes. No gerenciamento da equipe, a tela foi redesenhada de forma a permitir uma comparação mais fácil entre os atributos de dois jogadores.

É possível comparar com mais facilidade dois jogadores do seu clube (Divulgação)

Melhorias baseadas no mundo real incluem: a adição da quarta substituição às partidas que vão para a prorrogação; e jogadores de defesa com valores de transferência aumentados com base na janela atual, que incluiu a venda recorde de Harry Maguire do Leicester ao Manchester United.

Por falar em transferências, as cenas de negociação com jogadores terão um leque maior de cenários, incluindo dois novos ambientes: lounge na cobertura e restaurante. Infelizmente, nada indica que você poderá oferecer os termos escritos em um guardanapo.

Um dos novos cenários de negociação de transferências (Divulgação)

Por fim, mas definitivamente não menos importante, a EA Sports diz ter corrigido dois mecanismos que vinham “quebrados” há muito tempo no modo de jogo. O algoritmo utilizado para determinar a escalação dos seus oponentes foi melhorado. Segundo a empresa, você verá muito menos casos em que enfrenta uma equipe que deixa suas estrelas no banco de reservas.

A outra correção é no calendário. A companhia diz ter arrumado os problemas de congestionamento de partidas. Falando mais especificamente de Inglaterra, a chegada de uma pausa de inverno e o fim do replay da quinta rodada da Copa da Inglaterra teria ajudado nessa correção.

As alterações, especialmente as duas últimas, são ótimas, mas resta vê-las em funcionamento para saber o quão eficaz terá sido essa reestruturação no mais amado modo de jogo offline da franquia.

FIFA 20 - PlayStation 4
Edição Padrão
A Trivela pode ganhar comissão sobre a venda.
FIFA 20 - Xbox One
Edição Padrão
A Trivela pode ganhar comissão sobre a venda.