Dia 11 de setembro é de festa em Barcelona. Celebra-se o Dia Nacional da Catalunha, em comemoração à vitória das tropas borbónicas, em 11 de setembro de 1714, durante a Guerra da Sucessão Espanhola. Nesta data, uma porção de grupos pró-independência vão às ruas pela separação da Catalunha em relação à Espanha, e esses ativistas acabam de ganhar um reforço virtual em sua luta. E logo na Diada, como é conhecida a data por lá. Um torcedor subiu no Youtube um vídeo em que a torcida do Barcelona começa a cantar pela independência, em partida da versão demonstrativa de Fifa 15.

VEJA TAMBÉM: Fifa 15 lança vídeo com novas comemorações e vai rolar até o ‘eu estou aqui’

Na vida real, a torcida culé tem a tradição de, aos 17 minutos e 14 segundos dos jogos no Camp Nou, começar a cantar “independência”. Aparentemente, a nova versão do jogo Fifa também contará com esse detalhe especial. É verdade que, no vídeo, a partida acontece no Anfield, único estádio disponível na demo do jogo, mas o Barça está como mandante, então espera-se que isso seja reproduzido na casa catalã.

Poderia se argumentar que o canto foi incluído por meio de uma edição de algum blaugrana, mas não existe essa possibilidade na versão demonstrativa de Fifa 15, apenas no produto final, então fica evidente que foi mesmo a EA Sports quem deu mais esse espaço para que a causa catalã seja ouvida. Cada vez mais a série vai se tornando mais que um jogo.