Jogar a Liga Europa é um privilégio para alguns. É um fardo para outros. Tottenham e Lazio, por exemplo, parece que não deram muita importância aos seus jogos desta quinta, por motivos diferentes. Enquanto isso, times como o Atlético de Madrid usam a competição para ganhar prestígio – e jogadores como Diego, que marcou pelos Colchoneros, usam para recuperar o futebol.

O Tottenham claramente não queria disputar a Liga Europa. Redknapp deu de ombros para a competição desde que ficou claro que a classificação a esse torneio era o máximo que o time conseguiria na temporada passada. Não surpreende que tenha entrado com uma equipe toda de reservas. E ainda tenha conseguido um empate por 0 a 0 com o PAOK.

No caso da Lazio, talvez a competição não seja a mais atraente para quem chegou até a disputar o título na Itália. Além disso, o time deve ter achado que o Vaslui, da Romênia, não era isso tudo. E acabou empatando em casa por 2 a 2, passando o maior sufoco e salvo por Cissé.

O Schalke, que tem um time capaz de brigar pelo tiítulo da competição, ficou só em um sem graça empate com o Steaua Bucareste. Perdeu uma chance de abrir bem a competição.

Outros como o Atlético de Madrid sabem que essa é uma possibilidade de título e levam a competição muito a sério. Tanto que entrou com o time principal e teve dois dos contratados na janela como protagonistas: Radamel Falcao, que marcou um dos gols na vitória por 2 a 0, e Diego, que marcou o outro, além de ter dado o passe para o primeiro, ao cobrar o escanteio para a cabeçada do atacante colombiano.

Muitos times sabem que a Liga Europa é uma das poucas chances de coneguir um holofote em nível continental e, mais, em nível mundial. A Liga Europa é uma competição de muita visibilidade, embora nem se compare com a Liga dos Campeões neste aspecto. É o caso de Anderlecht, AZ, Braga, Fulham e até o novo milionário europeu, o PSG. Sabendo do poder que adquiriu, os parisienses podem começar a construir uma nova era de sucesso a começar pela Liga Europa. Elenco o time tem.

Liga Europa é isso. Uma festa para quem quer participar da festa. Porque futebol não é só Liga dos Campeões. Futebol é para todos, inclusive os times mais improváveis. Também por isso é legal.