Depois de três rodadas em jejum, o Borussia Dortmund finalmente se reencontrou com as vitórias na Bundesliga. Ainda assim, os aurinegros não foram poupados do susto contra o Hoffenheim. Mesmo com o domínio durante a maior parte do jogo, a equipe de Jürgen Klopp só definiu o resultado no segundo tempo, buscando a vitória por 3 a 1 fora de casa.

Com o resultado, o Dortmund fecha o primeiro turno do Campeonato Alemão na terceira colocação, com 30 pontos, à frente do Eintracht Frankfurt apenas por conta do saldo de gols – além de 12 pontos atrás do líder Bayern Munique. Já o Hoffenheim é o antepenúltimo colocado, acumulando seis derrotas consecutivas na competição.

Impondo-se no ataque durante os primeiros minutos, o Dortmund criou sua primeira chance com Mario Götze, em chute rasteiro que parou no goleiro Koen Casteels. E, quando o Hoffenheim ameaçava equilibrar as ações ofensivas, o camisa 10 tratou de abrir o placar aos 26 minutos. Götze cortou o marcador e acertou o canto.

Contudo, os anfitriões não demorariam a esfriar os ânimos dos aurinegros ao buscarem o empate. Aos 35, Kevin Volland recebeu lançamento e tocou na saída de Roman Weidenfeller, deixando o caminho livre para Sven Schipplock guardar.

Embora seguisse controlando a posse de bola, o Dortmund só recuperou a dianteira no início do segundo tempo, quando intensificou a pressão. O tento saiu aos 12 minutos, quando Marco Reus fez a jogada e deixou a bola limpa para Kevin Grosskreutz só empurrar. E, dez minutos depois, Robert Lewandowski deixou o seu, driblando o goleiro antes de balançar as redes. Com a diferença garantida, coube aos aurinegros administrarem o resultado até o apito final.

Confira os resultados da 17ª rodada da Bundesliga:

Sexta-feira, 14/dez
Bayern Munique 1×1 Borussia Mönchengladbach

Sábado, 15/dez
Bayer Leverkusen 3×0 Hamburg
Wolfsburg 0x2 Eintracht Frankfurt
Mainz 2×1 Stuttgart
Greuther Fürth 1×1 Augsburg
Fortuna Düsseldorf 2×1 Hannover 96
Schalke 04 1×3 Freiburg

Domingo, 16/dez
Hoffenheim 1×3 Borussia Dortmund
Werder Bremen x Nürnberg