A Holanda não titubeou na Amsterdam Arena diante da Romênia. Querendo ficar perto da classificação antecipada na chave D, os laranjas se posicionaram bem no ataque e a todo momento levaram perigo à meta de Pantilimon. A vitória por 4 a 0 foi quase uma reprise do primeiro turno, onde os holandeses venceram por 4 a 1 em Bucareste.

Muitos chutes ao gol deram o tom do primeiro tempo até que Van der Vaart conseguiu atravessar a barreira defensiva e abrir o placar. Sempre imponente nos jogos realizados em casa, a Holanda insistiu no que sabe fazer melhor: agredir o oponente. E assim a Romênia precisou estacionar um ônibus na frente do gol, sem sucesso. Durante boa parte da etapa inicial, os mandantes administraram a vantagem e não conseguiram se infiltrar na defesa romena.

Somente nos 45 finais foi que Van Persie deu um ar de facilidade ao confronto. Marcando duas vezes, o artilheiro do Manchester United manteve um excelente nível, normal quando ele atua pela sua seleção. Concedendo alguns espaços em seu campo quando terminava suas ofensivas, a Laranja Mecânica relaxou em alguns momentos do jogo, mas nada que fosse comprometer a larga vantagem adquirida.

Lens ainda marcou um nos acréscimos e encerrou a goleada, tal como ocorreu no primeiro turno: 4 a 0 em cima da Romênia, que por sorte conta com um empate da Hungria para não cair tanto na tabela.

Somando 18 pontos, a Holanda já pode se considerar classificada para a Copa de 2014. Apenas um desastre muito grande evitará que Van Persie e seus companheiros venham ao Brasil. Logo atrás, a Hungria vem com 11 e a Romênia com 10, numa briga aberta e equilibrada por um lugar na repescagem.

Confira os jogos das eliminatórias europeias para a Copa de 2014

Terça-feira, 26/mar
Armênia 0x3 República Tcheca
Estônia 2×0 Andorra
Azerbaijão 0x2 Portugal
Turquia 1×1 Hungria
Ucrânia 2×1 Moldávia
Dinamarca 1×1 Bulgária
Holanda 4×0 Romênia
Sérvia 2×0 Escócia
Alemanha 4×0 Cazaquistão
Bélgica 1×0 Macedônia
Irlanda 2×2 Áustria
Irlanda do Norte 0x2 Israel
Malta 0x2 Itália
Gales 1×2 Croácia
Polônia 5×0 San Marino
França 0x1 Espanha
Montenegro 1×1 Inglaterra