Falcao: o melhor jogador do Espanhol

Falcao é o melhor jogador do Espanhol no sentido de "estar o melhor". Logicamente Lionel Messi e Cristiano Ronaldo são superiores...

“Estar” o melhor não significa ser o melhor. Entenderam? Começo o texto com esta frase, que utilizo muito em época de eleição para o melhor jogador do mundo, para evitar distorções na compreensão da manchete. Falcao García é o melhor jogador do Campeonato Espanhol no sentido de “estar o melhor”. Logicamente Lionel Messi e Cristiano Ronaldo são superiores, mas os números do colombiano nesta temporada são impressionantes.

Reportagem do El País desta terça-feira traz uma análise sobre as marcas do atacante do Atlético de Madrid e uma breve comparação com os rivais.

Os três jogadores lideram a artilharia do Espanhol com oito gols, mas Falcao precisou de menos finalizações do que Messi e Ronaldo para alcançar os oito gols. O jogador colombiano finalizou 25 vezes, o que lhe dá um aproveitamento de 32% – caso o segundo gol contra o Málaga, no final de semana, fosse dado a ele, subiria para 36%. Já o argentino tem 34 remates (21%) e o português 45 (18%). Na prática, os torcedores colchoneros comemoram um gol de seu centroavante a cada três finalizações dele, ou se preferirem por medida de tempo, um a cada 58 minutos.

No número de partidas necessárias para somar oito gols Falcao também leva vantagem: disputou seis, contra sete dos outros dois. Fora ter saído no intervalo diante do Valladolid e aos sete minutos do segundo tempo contra o Betis.

Deixando de lado um pouco a análise objetiva através de estatísticas e caindo para o campo prático, o impacto de Falcao García no Atlético também é maior. Enquanto Messi e Cristiano Ronaldo têm ao lado uma seleção mundial de talentos, o colombiano joga com companheiros bem mais “modestos”, o que torna sua missão no gramado mais difícil.

Atlético de Madrid, Real Madrid e Barcelona são dependentes de Radamel Falcao García, Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, respectivamente. Mas, hoje em dia, o primo pobre da capital espanhola, com campanha sensacional, depende mais do oportunismo e da categoria de seu principal jogador do que os dois gigantes espanhóis dos dois melhores do planeta.

Gráfico do jornal El País, com os números de Falcao García