Fàbregas exalta Ziyech e sua tomada de decisão: “Faz coisas que os defensores não esperam”

Presente nas últimas duas conquistas de Premier League do Chelsea, Cesc Fàbregas, hoje no Monaco, vê o clube inglês em um bom caminho e bem abastecido na criação de suas jogadas. Mestre em servir os companheiros, o espanhol enxerga a mesma qualidade em Hakim Ziyech, reforço dos Blues para esta temporada. Para Cesc, o marroquino tem um atributo que poucos no futebol atual têm: uma boa tomada de decisão.

[foo_related_posts]

Em entrevista ao site 90min publicada no fim de semana, Fàbregas exaltou o meia do Chelsea como alguém com a visão necessária em um time que almeja coisas grandes. “Ele é um jogador muito bom. Ele tem esta visão de que você precisa em um time de alto nível como o Chelsea, que quer vencer e ser campeão”, avaliou.

“Dava para notar que eles estavam sem ideias na temporada passada e talvez no início desta temporada. Porém, com o Ziyech, você pode ver que ele tem aquele passe final. Ele não só vê esse passe. Ele o faz certo, na hora certa. É dessa tomada de decisão que falamos hoje em dia”, continuou Fàbregas.

Para o veterano meia do Monaco, os treinadores de hoje em dia põem bastante a mão na massa e influenciam bastante o jogo tático de suas equipes por não sentirem que os jogadores são capazes de tomar essas decisões do melhor passe ou da melhor movimentação por conta própria.

“Por que os técnicos são tão táticos? Porque eles veem que a tomada de decisão dos jogadores não é tão boa, então eles sempre precisam ensinar-lhes o que fazer. Antigamente, acho que os treinadores não ficavam tão em cima dos jogadores quanto ficam agora, eles sentiam que talvez não houvesse tanta necessidade, porque os jogadores já viam sozinhos”, opinou. Para o espanhol, “Ziyech é um desses jogadores”.

“Ele faz as coisas acontecerem, coisas que os defensores não esperam. Eles não esperam o passe, você os pega dormindo, e aí tem alguém como o Timo Werner fazendo excelentes corridas por trás. Acho que é aí que o Chelsea pode ser bem poderoso neste ano.”

Ziyech levou um pouco mais de tempo para estrear pelos Blues do que alguns de seus companheiros também contratados para a atual temporada. Porém, desde que entrou na equipe, conseguiu seu espaço e tem provado seu valor, se fixando nas escalações. Em seus últimos dois jogos pela Premier League, os primeiros como titular, deixou um gol e três assistências, o que parece ser apenas um pequeno aperitivo da contribuição direta que poderá trazer ao longo dos próximos anos ao time de Londres.