Eddie Nketiah, garoto de 21 anos do Arsenal, duas vezes titular nesta retomada da Premier League, começou no banco de reservas contra o Leicester, nesta terça-feira. Os donos da casa haviam feito um grande primeiro tempo e buscavam aumentar a vantagem quando ele entrou no lugar de Lacazette, aos 26 minutos da etapa final. Aos 30, estava expulso, e os visitantes, com um jogador a mais, conseguiram arrancar o empate por 1 a 1, com o 22º gol de Jamie Vardy.

Foi uma partida aberta no norte de Londres, na qual os dois goleiros, Kasper Schmeichel, especialmente, e Emiliano Martínez, impediram que houvesse mais gols.

O empate acabou sendo ruim para os dois. O Leicester foi superado pelo Chelsea, está em quarto lugar e pode ver o Manchester United, quinto colocado, ficar a apenas um ponto de distância, e o Wolverhampton a quatro, com o decorrer da rodada.

Ao mesmo tempo, o Arsenal ficou com 50 pontos em sétimo. Pode ser ultrapassado por Tottenham e Sheffield United ou ver o Wolverhampton abrir cinco de vantagem, e o United, até oito. Faltam quatro rodadas para os Gunners e o quinto lugar pode valer vaga na Champions League caso seja confirmada a punição ao Manchester City por violações do Fair Play Financeiro.

O Leicester teve as duas primeiras chegadas, mas Emiliano Martínez, titular nas últimas cinco partidas do Arsenal, desde a lesão de Leno contra o Brighton, barrou ambas. A de Vardy, à meia distância, foi mais fácil. A de Iheanacho exigiu uma grande defesa, após jogada trabalhada dos visitantes até o nigeriano pegar de frente para o gol.

Não demorou, porém, para o Arsenal tomar o controle da partida e aproveitar a fragilidade defensiva do Leicester, especialmente pelos lados, onde Brendan Rodgers, sem os titulares Ricardo Pereira e Ben Chilwell, escalou o reserva James Justin e improvisou Marc Albrighton nas alas.

O maior brilho foi de Buakyo Saka, jogando pela direita do trio de ataque ao lado de Aubameyang e Lacazette. Aos 21 minutos, ele recebeu no bico da grande área, deu o corte em Jonny Evans, que caiu de bumbum no chão, e cruzou para Auba fazer 1 a 0.

A vantagem não foi maior antes do intervalo graças a Kasper Schmeichel. De pé em pé, entre os atacantes do Arsenal, a bola foi para Saka bater cruzado. Schmeichel defendeu com os pés. Depois, Saka encontrou Lacazette na marca do pênalti. O francês girou e bateu forte. Schmeichel espalmou. Na sequência da jogada, Bellerín caiu pela direita. Schmeichel apareceu bem novamente.

No começo do segundo tempo, David Luiz cobrou falta, a bola desviou e se dirigia ao canto, quando Schmeichel fez mais uma grande defesa. A resposta foi com passe perfeito de Vardy para Iheanacho pegar de primeira. Martínez barrou.

O lance que mudou de vez a dinâmica da partida aconteceu na altura do meio-campo. Imprudente, Nketiah foi para a dividida com Justin com o pé elevado e acabou acertando o lateral direito do Leicester com muita força. O árbitro Chris Kavanagh ainda deu uma rara checada no monitor na lateral do gramado, mas se decidiu rapidamente pelo cartão vermelho.

Com um a mais, o Leicester intensificou a troca de passes, ocupou o campo de ataque e buscou o empate. Não foi fácil. Demarai Gray, porém, encontrou um preciso cruzamento rasteiro da direita da grande área, e Vardy, na segunda trave, completou de primeira.

Ainda houve uma longa checagem do VAR para determinar se a bola havia desviado em Ayoze Pérez no meio do caminho e, se houvesse, se Vardy estava impedido. Nada de errado foi constatado, e as honras terminaram divididas no Emirates.

.

.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

.

.