Ex-diretor do Tottenham diz que estatísticas fizeram Bale evoluir, mas não explica como

Segundo Damien Comolli, mudança de posição do galês não foi decisão do técnico Harry Redknapp

Harry Redknapp está longe de ser um ícone da criatividade técnica e tática. Por isso, quando Damien Comolli, ex-diretor de futebol do Tottenham, diz que não foi do treinador a ideia original de tirar Gareth Bale da lateral para deixá-lo no meio-campo, dá para acreditar. A questão é como o francês argumentou, e as perguntas que ele não respondeu.

Comolli é conhecido no futebol inglês por ser um adepto de análise de estatísticas avançadas como forma de descobrir aspectos ocultos do jogo, um princípio muito comum nos esportes americanos, sobretudo o beisebol. Assim, números desprezados ou desconhecidos podem revelar que um jogador é mais ou menos útil do que parece, que uma determinada formação tem melhor resultado em certas situações. E, segundo o dirigente, foi avaliando estatísticas que o clube percebeu que Bale renderia mais se atuasse adiantado. Redknapp não queria realizar a mudança e até teria sugerido a venda do galês, mas se viu obrigado a aceitar a troca.

O argumento até encaixa em princípio, mas algumas cornetadas são necessárias (mesmo que soem como pegação no pé). Comolli não explicou exatamente qual teria sido essa sacada estatística que revelou a verdadeira posição de Bale. Além disso, um observador mais atento perceberia como o galês tinha uma vocação ofensiva muito maior que defensiva, sobretudo depois de anotar gols decisivos contra Arsenal e Chelsea na mesma semana em abril de 2010. Por fim, o francês poderia justificar, à luz dos números avançados, o que justificou a contratação de Giovani dos Santos, Roman Pavlyuchenko e Adel Taarabt.

Não é desconfiança ou ceticismo em relação a estatísticas avançadas. Elas são realmente interessantes e provaram sua importância nos Estados Unidos. No entanto, para que elas vinguem no futebol, é preciso descobrir o modelo adequado para uso das estatísticas. E isso só acontecerá se houver mais exposição dos trabalhos e troca de ideias.