Europa

Time polonês é rebaixado por suborno a juízes

O Widzew Lodz, campeão polonês quatro vezes, será rebaixado no final desta temporada por seu envolvimento em um escândalo de corrupção. Segundo a federação local (PZPN), o clube foi considerado culpado subornar juízes em 12 ocasiões em 2004 e 2005.

“O departamento de supervisão da entidade decidiu rebaixar o Widzew Lodz para uma liga inferior devido a sua participação no caso”, afirmou Michal Tomczak, dirigente da PZPN. A equipe tem um prazo de até sete dias para recorrer da decisão.

“Consideramos esta punição excessiva e apelaremos. Acreditamos que o clube foi injustiçado por esta decisão”, comentou Boguslaw Sosnowski, presidente do Widzew Lodz.

A punição funcionará da seguinte forma: caso a equipe termine o campeonato polonês na zona de rebaixamento, cairá para a terceira, e não para segunda, divisão. Case se livre da queda em campo, terminará na segunda divisão. O Widzew Lodz está em 13° lugar no torneio, que conta com 16 clubes. Os dois últimos são rebaixados.

Os primeiros indícios sobre a existência de um esquema de corrupção no futebol polonês foram levantados pela imprensa local em meados de novembro. Desde então, diversos juízes, jogadores e dirigentes de clubes e da própria federação foram detidos por envolvimento no escândalo.

O Zaglebie Lubin, atual campeão nacional, corre o risco de sofrer punição semelhante à do Widzew Lodz. O time é acusado de subornar árbitros em nove ocasiões em 2003 e 2004. a decisão sairá no dia 30.

A federação já havia rebaixado Zaglebie Sosnowiec, Arka Gdynia e Gornik Leczna da primeira para a segunda divisão. Outras duas caíram da segunda para a terceira pelo mesmo motivo.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo