Europa

Passo para trás

As equipes que sonham em garantir o seu lugar na Liga dos Campeões ou na Liga Europa deram um passe para frente ou para trás em relação a esse objetivo, dependendo dos resultados no jogo de ida da segunda fase preliminar. As equipes de Escócia, País de Gales, Irlanda e Irlanda do Norte não foram bem e a maioria deverá ter como destino o caminho de volta para casa.

O clube que foi melhor foi o campeão irlandês Shamrock Rovers, que derrotou o Flora Tallinn, da Estônia, por 1 a 0, pelas eliminatórias da LC. Um resultado bom para a equipe que mais venceu o Campeonato Irlandês (16 conquistas), já que o time depende apenas de um empate e poderá perder por um gol de diferença, se marcarem pelo menos um gol no jogo de volta.

Outra equipe que busca classificação para a terceira fase preliminar da Liga dos Campeões é o campeão norte-irlandês Linfield, que recebeu o BATE Borisov, de Belarus, e empatou em 1 a 1. Situação que pode ser considerada delicada, já que os britânicos precisam empatar por pelo menos dois gols.

Na Liga Europa, o Llanelli, que se garantiu nas eliminatórias da competição ao ser vice-campeão da Copa de País de Gales, fez a sua lição de casa ao vencer o Dinamo Tbilisi por 2 a 1 em jogo realizado no país britânico.

Enquanto isso, a situação do compatriota e vice-campeão galês, The New Saints, é extremamente preocupante, para não dizer que a classificação para a terceira fase preliminar seria um milagre dos santos. Os galeses perderam em casa por 3 a 1 para o Midtjyland, da Dinamarca. Ou seja, o The New Saints terá que vencer por pelo menos três gols de diferença. Ou ainda, a equipe britânica poderá se classificar vencendo por dois gols de vantagem, mas terá que marcar pelo menos quatro gols (4 a 2, 5 a 3…).

O vice-campeão norte-irlandês Crusaders também tem uma missão quase impossível já que eles perderam em seu próprio estádio por 3 a 1 para o Fulham – que terminou em oitavo na Premier League, mas conseguiu a vaga na LE pelo fato da Inglaterra ter sido premiada pela Uefa pelo critério de Fair Play.

O Glentoran, terceiro colocado no último Campeonato da Irlanda do Norte (IFA Premiership), também perdeu em casa. O clube foi derrota pelo placar de 2 a 0 para o Vorskla Poltava, da Ucrânia.

O vice-campeão da Irlanda, Bohemians, foi derrotado fora de casa por 2 a 0 para os eslovacos do Olimpija Ljubljana. Na Polônia, o Slask Wroclaw venceu o Dundee United, quarto colocado no último Campeonato da Escócia. E o Shakhter Karagandy, do Cazaquistão, recebeu o time irlandês St. Patricks e venceu por 2 a 1.

Como se pode ver, a situação das equipes britânicas são delicadas nas Copas Europeias. A equipe que mais tem chance de avançar é o Shamrock Rovers, enquanto The New Saints e Crusaders, não só pela derrota, mas também por terem perdido em casa têm as missões mais impossíveis. Irlanda, Irlanda do Norte e País de Gales mais regrediram e anteciparam a sua eliminação do que aumentaram as chances de permanecer nas competições europeias.

Torcer para que não se repita o que aconteceu na última temporada: o Rangers foi o único representante do Reino Unido nas competições europeias. Primeiro foi eliminado na primeira fase na LC e depois nas oitavas da LE. Isso porque o atual campeão escocês, Rangers, terá que passar pela 3ª fase preliminar e pelos play-offs para se classificar para a primeira fase da LC.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo