O Observatório do Futebol do Centro Internacional de Estudos do Esporte (CIES) costuma trazer alguns dos estudos de maior repercussão no futebol mundial. Agora, eles acabam de trazer uma ferramenta que calcula os jogadores mais influentes nesta primeira metade de temporada 2019/20 nas cinco grandes ligas europeias.
Premier League, Bundesliga, La Liga, Serie A e Ligue 1 tem todos os seus clubes representados nesta relação de jogadores influentes determinados por um algoritmo do CIES que leva em conta dados coletados pela Opta, a principal empresa de dados no futebol, parceira de diversas ligas, emissoras e clubes.
Apenas jogadores que entraram em campo em pelo menos nove partidas, tendo feito ao menos seis jogos completos em sua respectiva liga, foram incluídos no relatório, que, além de mostrar o jogador mais importante de cada equipe, traz um representante para diferentes categorias.
Os jogadores mais influentes nos resultados de uma equipe são os MVPs; em rigour (RG), são levados em conta os duelos pela bola; recovery (RC) se refere às interceptações; distribution (DS) representa os passes; take on (TK) são os dribles; chance creation (CC) leva em conta assistências; e shooting (SH), por fim, são as finalizações.
Os dados foram levantados tendo em base as partidas disputadas entre 1º de julho e 10 de dezembro de 2019. Separamos abaixo alguns dos destaques dos atuais líderes das cinco grandes ligas, e você pode clicar aqui para conferir a ferramenta completa e fazer suas buscas – basta inserir o nome da equipe na busca.
MVPs
Liverpool – Virgil van Dijk
Real Madrid – Toni Kroos
Barcelona – Lionel Messi
Juventus – Miralem Pjanic
Inter – Milan Skriniar
RB Leipzig – Timo Werner
PSG – Marco Verratti
Distribuição (passes)
Liverpool – Fabinho
Real Madrid – Toni Kroos
Barcelona – Sergio Busquets
Juventus – Miralem Pjanic
Inter – Marcelo Brozovic
RB Leipzig – Dayot Upamecano
PSG – Thiago Silva
Recuperação (interceptações)
Liverpool – Joel Matip
Real Madrid – Casemiro
Barcelona – Sergio Busquets
Juventus – Miralem Pjanic
Inter – Diego Godín
RB Leipzig – Nordi Mukiele
PSG – Idrissa Gueye