Europa

O time de uma vila com 750 habitantes jogará a primeira divisão da Polônia

Se todo mundo na cidade largar o que estiver fazendo, o Termalica Nieciecza joga para 750 pessoas, público baixo até para o Campeonato Carioca. Não é a capacidade máxima do estádio do clube, mas a população da pequena vila de Nieciecza, a aproximadamente 100 quilômetros ao leste de Cracóvia. E na próxima temporada, o Termalica medirá forças com os grandes da Polônia.

LEIA MAIS: Putin quer transformar escândalo da Fifa em uma guerra fria

O Termalica será o representante da menor cidade da história da primeira divisão do país, com população total de 38,5 milhões de pessoas. Até este final de semana, essa marca era do Sokol Pniewy, de Pniewy, com 8 mil habitantes, que disputou a elite entre 1993 e 1995, segundo a imprensa polonesa.

O clube estava na segunda divisão desde 2010, mas sempre batia na trave. Desta vez, emendou oito vitórias consecutivas, a última delas por 2 a 0 sobre o Pogon Siedlce, para garantir o acesso em segundo lugar, com 72 pontos, seis a mais que o Wisla Plock, a uma rodada do fim. O líder da Segundona polonesa é o Zaglebie Lubin.

O problema: o estádio da cidade tem capacidade para apenas 2 mil pessoas e não poderá receber os jogos da Ekstraklasa. O presidente Christopher Witkowski prometeu reformas, mas até elas ficarem prontas, os jogos do clube serão disputados em Cracóvia, no Estádio Hutnik.

A viagem constante e o campo basicamente neutro pode ser um problema para o Termalica, mas nenhum é maior do que ser de uma cidade cuja população deve ser do mesmo tamanho ou até menor do que as categorias de base de clubes como o Legia Varsóvia ou o Wisla Cracóvia.

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo