Europa

Mais uma fornada de jovens: Red Bull Salzburg conquista a Champions sub-19 pela primeira vez

A Red Bull tem investido em jovens no seu projeto futebolístico, e a melhor evidência tem sido o RB Leipzig, vice-líder do Campeonato Alemão, com uma equipe cheia de boas apostas, como Timo Werner (21 anos), Naby Keita (22) e Marcel Sabitzer (23). Pelo jeito, uma nova fornada de promessas vem aí: o Red Bull Salzburg, clube austríaco da empresa de bebidas energéticas, conquistou a Uefa Youth League, uma espécie de Champions League das categorias de base, nesta segunda-feira, com vitória por 2 a 1 na decisão contra o Benfica.

LEIA MAIS: A aplausível temporada do Leipzig foi coroada com um passe para a Champions

Foi o primeiro título dos austríacos, quebrando uma hegemonia do Chelsea, que havia vencido as últimas duas edições. Os ingleses não disputaram o torneio desta temporada por causa da péssima campanha do seu time principal e por terem sido eliminados do torneio classificatório sub-18 da Inglaterra. A campanha do Salzburg foi quase perfeita: passou pelo caminho dos campeões nacionais com 8 a 0 no agregado contra o Vardar, da Macedônia, e 9 a 1 diante do Kairat, do Cazaquistão. Eliminou o Manchester City, nos pênaltis, no seu único empate em nove jogos, e chegou à decisão invicto, batendo Paris Saint-Germain (por 5 a 0), Atlético de Madrid e Barcelona.

A equipe é treinada por Marco Rose, ex-defensor do VFB Leipzig, Hannover e Mainz, que trabalha nas categorias de base da equipe há quatro anos. O principal destaque foi o meia austríaco Hannes Wolf, vice-artilheiro da competição com sete gols e autor de duas assistências na final contra o Benfica. Marcou em cinco jogos consecutivos até as semifinais. Outro meia austríaco, Xaver Schläger, dividiu a liderança da tabela de assistências com cinco passes para gol. No ataque, Mergim Berisha, alemão descendente do Kosovo, marcou sete vezes contra o Vardar e o Kairat e não foi mais às redes nas partidas seguintes, mas contribuiu com quatro assistências.

O Red Bull Salzburg tem sido uma espécie de satélite para o RB Leipzig. Nomes importantes da campanha dos alemães, como Keita, o zagueiro Dayot Upamecano e o brasileiro Bernardo foram contratados da filial austríaca. Nesta temporada, o Leipzig gastou € 31,8 milhões em atletas do Salzburg, um salto em relação aos dois mercados anteriores, quando havia recebido menos jogadores do clube parceiro, a maioria por empréstimo ou por valores bem pequenos. Deve continuar de olho nas promessas que surgem na Áustria.

.

.

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo