Liga Europa

Ibrahimovic é o elo entre a Friends Arena e os dois finalistas da Liga Europa, Ajax e Manchester United

O maior palco do futebol sueco é recente. A Suécia, sede da Copa do Mundo de 1958, viu seu estádio mais importante, Rasunda, envelhecer. Reformar um estádio tão antigo ficaria caro demais, na avaliação dos suecos, o que levou o país a construir um novo estádio nacional. Assim surgiu a ideia que resultaria na Friends Arena, palco da final da Liga Europa de 2017. Estádio que tem forte ligação com o maior craque sueco: Zlatan Ibrahimovic, autor de quatro gols no dia da sua inauguração, em 2012. E que, curiosamente, também é ligado aos dois clubes que fazem a primeira decisão continental do estádio, Ajax e Manchester United.

LEIA TAMBÉM: Embarque neste mapa interativo com todos os finalistas das copas europeias “lado b”

Palco histórico

O Rasunda é um local histórico do futebol. Foi sede da final da Copa do Mundo de 1958 e foi lá que Pelé se consagrou mundialmente, em uma final histórica contra os anfitriões. Inaugurado em 1937, foi expandido para a Copa de 1958 e depois reformado em 1985. Foi uma das sedes da Eurocopa de 1992, que acabou sendo vencida pela Dinamarca. Foi também a sede da segunda final da Copa do Mundo Feminina, em 1995, vencida pela Noruega. Foi fechado em 2012 e demolido no ano seguinte. O estádio tinha capacidade, com as reformas e padrões de segurança atuais, de 36.608 pessoas. A Federação Sueca de Futebol sentiu a necessidade de uma nova casa.

O local escolhido para o estádio foi uma área não utilizada em Rasta, próximo à estação de trem de Solna, não muito distante de onde era o Rasunda. Depois de negociações com o poder público, foi criado um novo distrito, o Arenastaden, que passou a ter hotel, shopping, áreas residenciais e escritórios. O estádio, portanto, não chegava sozinho. Era um novo bairro, com estrutura no seu entorno. As obras duraram de 2009 a 2012, ano da inauguração.

O nome do estádio em Solna, ao norte de Estocolmo, é de uma ONG. Apesar do Swedbank ter adquirido os direitos pelo nome do estádio, cedeu à Friends, uma organização que trabalha contra o bullying escolar. Por isso, o nome do estádio é Friends Arena, com capacidade de 50 mil pessoas para jogos de futebol e 60 mil para shows. O custo total não saiu barato: 2,8 bilhões de kronor (€ 287 milhões, algo em torno de R$ 1 bilhão).

O time da casa no estádio é o AIK, um dos mais tradicionais clubes da Suécia, fundado em 1891 e com 11 títulos suecos – o último em 2009. Embora o estádio tenha 50 mil lugares, nos jogos locais a média de público é de 21.144 em 2017, a maior desde que o estádio foi inaugurado.

A inauguração com show de Ibra
Ibrahimovic no jogo inaugural da Friends Arena (Photo by Michael Regan/Getty Images)
Ibrahimovic no jogo inaugural da Friends Arena (Photo by Michael Regan/Getty Images)

O primeiro jogo no novo estádio foi no dia 14 de novembro de 2012, em um amistoso entre Suécia e Inglaterra. O novo Estádio Nacional da Suécia foi inaugurado de forma espetacular. O ídolo e craque sueco, Zlatan Ibrahimovic, foi o grande protagonista daquela noite. Foram quatro gols do camisa 10, capitão da Suécia, na vitória por 4 a 2. E ainda foi uma vitória com duas viradas.

A Suécia abriu o placar com Ibra, mas Welbeck e Caulker viraram para os ingleses. Só no segundo tempo a Suécia achou o empate, novamente com Ibra, recebendo dentro da área e finalizando. No final do jogo, aos 38, Ibra marcou outro de falta e virou mais uma vez a partida em favor dos mandantes. O melhor, porém, estava por vir.

Nos acréscimos da partida, Ibra foi lançado, mas a bola foi longa demais. O goleiro Joe Hart cortou a bola de cabeça, mas afastou pouco. Com a bola no alto, Ibrahimovic, de costas para o gol, fez um movimento espetacular. Deu uma bicicleta, bem longe do gol, e acertou em um chute de cobertura. Um golaço do atacante, que venceria o Prêmio Puskas de 2013 (o de 2012 já tinha os candidatos escolhidos quando o jogo aconteceu). Uma estreia para lá de espetacular para o novo estádio. Curiosamente, o adversário naquele noite era a Inglaterra, país onde Ibra joga atualmente.

Nesta quarta-feira, Ajax e Manchester United entram em campo. O passado e o presente de Ibrahimovic. O clube onde ele explodiu, o Ajax, contra o clube pelo qual atuou nesta temporada, o Manchester United. Uma lesão tirou a chance do atacante estar em campo. Mas é possível que ele esteja na Friends Arena, o estádio que ele inaugurou com quatro gols. Verá, certamente, um time que está na sua história.

O resultado pode influenciar na sua história, de duas maneiras. Primeiro, porque este pode ser o primeiro título continental de Ibrahimovic. Isso, claro, se desconsiderarmos a Supercopa da Uefa conquistada pelo Barcelona em 2009. Também não se sabe se ele renovará o contrato com o time inglês. O título do Manchester United significaria também classificação à Champions League, algo que pode ser atrativo para o sueco ficar no time de José Mourinho.

Os gols do primeiro jogo de futebol da Friends Arena, com Ibra como protagonista:

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo