Liga Europa

Embarque neste mapa interativo com todos os finalistas das copas europeias “lado b”

Conquistar a Liga dos Campeões é uma honraria para poucos. Apenas 22 clubes tiveram o gosto de botar as mãos na Orelhuda. No entanto, felizmente, as glórias na Europa não se resumem à principal competição. E a quantidade de times que tiveram o gosto de faturar as outras taças continentais é bem maior. A Liga Europa, considerando o seu período também como Copa da Uefa, teve 27 campeões; 36, se forem somados os donos da Taça das Cidades com Feiras, torneio precursor que não é reconhecido oficialmente pelas autoridades europeias. Já a Recopa viu 32 equipes diferentes subirem ao alto do pódio. E apenas cinco conseguiram pôr as mãos nos três troféus: Bayern de Munique, Juventus, Chelsea e Ajax.

AJAX: O Ajax finalista da Liga Europa celebra os 30 anos de sua Recopa e os 25 de sua Copa da Uefa
UNITED: A outra taça europeia do Manchester United: A conquista da Recopa de 1991

Nesta quarta, Ajax e Manchester United entram em campo para decidir quem colocará a faixa da Liga Europa no peito. Os holandeses, tentando repetir a dose depois de já terem conquistado o torneio em 1992, buscando sua sétima taça continental; os ingleses, almejando um feito inédito, que o colocaria no seleto grupo com as três taças distintas. Assim, resolvemos relembrar todos os campeões e vices das competições europeias “lado b” (Copa da Uefa / Liga Europa, Recopa e Taça das Cidades com Feiras) em um só mapa. Consideramos a Taça das Cidades com Feiras por seu paralelo histórico, inexistente em outros certames que também não são oficiais, como a Copa Mitropa.

Alguns escudos estão sobrepostos, então é preciso aproximar o zoom para visualizar melhor. Além disso, há clubes duplicados, por questões de navegação, conforme as aparições nas finais dos diferentes torneios. Para selecionar as equipes conforme o campeonato ou o patamar em que chegaram, basta utilizar o menu do lado esquerdo da janela do mapa. Já o quadrado no canto direito superior da tela permite ampliar a visualização em uma nova aba do seu navegador. Boa viagem!

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo