Champions LeagueEuropaPortugal

Jogada de Hulk e gol de português dão vitória ao Zenit e eliminam Benfica

O atual campeão português está eliminado da Champions League. O Benfica perdeu do Zenit em São Petesburgo por 1 a 0, graças a um gol do português Danny, e ficou na lanterna do grupo C, com quatro pontos. Com isso, não alcança mais nem o Zenit, que chegou a sete, nem o Bayer Leverkusen, que tem nove e ainda joga na rodada. E o gol, além de ter sido de um português, foi marcado em uma jogada de Hulk, que brilhou no futebol luso pelo Porto. Os benfiquistas, sempre esperançosos de dias melhores no torneio mais importante da Europa, seguem frustrados. Só resta brigar pela terceira colocação do grupo para ao menos ir para a Liga Europa. E ao final da rodada, pode nem ter sobrado isso.

RECORDES: Aos 27 anos, dois recordes: quais os feitos de outros craques do passado na idade de Messi?
PROTESTO: Indignação com a Uefa uniu as torcidas de Bayern de Munique e Manchester City
DUELO: Última rodada terá um Barcelona x PSG espetacular e com franceses em vantagem

Lanterna do grupo, o Benfica só cumprirá tabela na última rodada, contra o Bayer Leverkusen, em Lisboa. Um fim melancólico para um time que tem tanta história na Europa, mas atualmente não consegue fazer nem cócegas aos principais times do continente. Em um grupo fraco, está eliminado com uma rodada de antecedência. Curiosamente, contra um Zenit que tem muito do futebol português. Além de Hulk e Danny, o lateral português Luís Neto (que não chegou a fazer carreira em Portugal), os meio-campistas Javi Garcia e Axel Witsel e o zagueiro Ezequiel Garay são todos ex-Benfica.

Para o Benfica, o pior é que os rivais deverão se classificar. O Porto está classificado com antecedência no grupo H, talvez o mais fraco da Champions League, que tem Shakhtar Donetsk, o outro classificado, e os já eliminados Athletic Bilbao e Bate Borisov. O Sporting tem uma situação melhor no Grupo G, com sete pontos em cinco jogos, quatro atrás do Chelsea, primeiro colocado e já classificado. Na última rodada, porém, os Leões enfrentam o Chelsea em Londres. Tem dois pontos de vantagem para o Schalke 04, que enfrenta o fraco Maribor na Eslovênia. Tem que tomar cuidado, mas é uma classificação possível para o Sporting.

Com o Porto e talvez o Sporting no mata-mata, o Benfica, mesmo liderando o Campeonato Português, brigará apenas para ir à Liga Europa, onde perdeu para o Sevilla na final da temporada passada. Ir bem no segundo torneio continental seria importante para o time apagar esse fracasso na Champions League.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo