Conforme revelado em 2019, a Uefa terá a partir de 2021 uma terceira competição de clubes, a Europa Conference League. Em comunicado divulgado nesta quinta-feira (3), a entidade anunciou que o Estádio Nacional de Tirana, na Albânia, receberá a final da primeira edição do torneio em 25 de maio de 2022.

A Europa Conference League faz parte de uma reestruturação das competições de clubes da Uefa e, inicialmente, será realizada até pelo menos 2024. O torneio terá três fases de classificação e um playoff antes da formação de uma fase de grupos com 32 equipes. Neste estágio preliminar, haverá uma divisão entre “caminho principal” e “caminho dos campeões”, este último para aqueles eliminados das fases qualificatórias de Champions League e Liga Europa.

No caminho principal, os participantes de maior prestígio serão o quinto colocado da Ligue 1 e os sextos colocados de La Liga, Premier League, Bundesliga e Serie A.

Não haverá classificação direta à fase de grupos a partir de resultados da temporada anterior. Em vez disso, classificam-se: 17 times do caminho principal da Europa Conference League; cinco times do caminho dos campeões; e 10 times eliminados dos playoffs da Liga Europa, totalizando 32 participantes.

Com a introdução da nova competição, a Liga Europa passa de 48 a 32 equipes na fase de grupos.

A Europa Conference League contará com oito grupos de quatro equipes cada. Os vencedores de cada grupo vão automaticamente para as oitavas de final. Então, os oito segundos colocados dos grupos da nova competição passam por um playoff contra os terceiros colocados dos grupos da Liga Europa para definir os outros oito participantes das oitavas.

O torneio é visto como uma oportunidade de mais clubes lutarem por um título continental e terá pelo menos um representante de cada uma das 55 federações associadas à Uefa. Ao todo, 46 clubes eliminados das fases preliminares da Champions League e da Liga Europa serão transferidos à Conference League, o que é uma boa oportunidade para essas equipes de reescreverem sua sorte continental.