Eurocopa

Um mapa com todos os países participantes e todos os estádios da história da Euro

A Eurocopa caminha, lado a lado, com a história contemporânea da Europa. O torneio surgiu apenas três anos depois que o Tratado de Roma estabeleceu a Comunidade Econômica Europeia entre os países ocidentais. A Euro, no entanto, era bem mais inclusiva e também se expandia além da Cortina de Ferro. De um grupo restrito de participantes, foi ganhando tamanho nos anos 1980. E, três anos depois do Tratado de Maastricht, que ratificou a União Europeia, a competição continental sofreu sua expansão mais significativa, para fazer a Europa se representar como um todo. Em 2016, enfim, a Euro passa a abraçar também países que nunca tiveram sua chance de disputar a taça, como o aumento (ao que parece, definitivo) para 24 seleções.

VEJA TAMBÉM: Um mapa fantástico com o local de nascimento de todos os jogadores convocados à Euro 2016

O mapa abaixo conta a história desta representação na Eurocopa: todos os países que já disputaram o torneio. Por uma questão de padronização, conforme feito pela Uefa, República Tcheca e Rússia foram apontadas como herdeiras de Tchecoslováquia e União Soviética. As seleções estão localizadas nos estádios onde costumam mandar seus jogos com maior frequencia. Além disso, também listamos todos os estádios que já receberam a competição. Os nomes são os usados na época da edição mais recente em que a bola rolou por lá. E aqueles localizados em verde também já sediaram finais. Para mais detalhes, basta aproximar a visualização:

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo