Eurocopa

Elenco da seleção albanesa receberá passaportes diplomáticos por ter vencido a Romênia

Uma das cinco estreantes na Eurocopa, a seleção albanesa tem representado muito bem o país no torneio, apesar de ter vencido apenas uma partida e sido derrotada em dois dos três jogos que disputou. Não só pelo bom desempenho em campo, cujos placares desfavoráveis para os albaneses diante da Suíça e da França acabam mascarando um pouco. Mas também pela garra, pela vontade e pelo sentimento nacionalista misturado de maneira categórica à arte de jogar futebol, vistos, principalmente, na vitória diante da Romênia, ontem. E, para agradecer a representatividade albanesa mostrada na Euro, o governo do pequeno país da península Balcânia providenciará passaportes diplomáticos ao elenco da seleção.

LEIA MAIS: Quanto significa a Euro para a Albânia? A explosão de sentimentos após o gol da vitória diz muito

“Eles [os jogadores da seleção albanesa] são embaixadores sem passaportes diplomáticos. Mas o primeiro ministro fornecerá esse tipo de passaporte para eles”, disse Armand Duka, presidente da Federação Albanesa de Futebol após o 1 a 0 diante dos romenos. Diferente do passaporte comum, o passaporte diplomático é um documento de viagem que o governo concede a diplomatas ou a civis que, de alguma forma, exerçam funções de representação do país em outros lugares. Parece que, para as autoridades da Albânia, este é o caso dos comandados do técnico italiano Giovanni De Biasi. Além disso, a federação responsável pelo futebol no país ainda falou sobre uma possível recompensa financeira extra aos jogadores, como um agradecimento pelos seus feitos na competição.

Embora os albaneses tenham conseguido apenas um resultado positivo nos três confrontos do grupo A, a chance de avançar às oitavas de final ainda não está perdida. Isso por conta do novo formato de classificação da Eurocopa, que, agora com 24 seleções participantes, dará oportunidade para as quatro melhores terceiras colocadas disputarem a primeira fase de mata-mata da competição. Para ficar entre as 16 equipes, a Albânia terá que esperar até quarta-feira, que é quando a última rodada de cada chave se encerra, para saber se se manterá firme e forte no torneio. Independentemente da qualificação para a próxima fase, uma coisa já é certa: os albaneses tem a condecoração do governo de seu país e, sobretudo, o reconhecimento e a gratidão de seu povo.

 

Mostrar mais

Nathalia Perez

Jornalista em formação trabalhando a favor de um meio esportivo mais humano. Meus heróis sempre foram jogadores de futebol, mas hoje em dia são muito mais heroínas.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo