Europa

Enjoou da “ótima geração belga”? Prepare-se, porque vem mais aí: conheça Tielemans

Falar da “ótima geração belga” é um tremendo clichê, convenhamos. Mas ainda que a expressão tenha se tornado lugar-comum nos últimos tempos, especialmente às vésperas da Copa do Mundo, não dá para desprezar a capacidade do futebol belga em revelar jogadores nos últimos tempos. O talento de nomes como Hazard, Courtois, De Bruyne e tantos outros bons jogadores é inegável. E há mais por vir. Quem tem encantado com a camisa do Anderlecht é Youri Tielemans. Cobiçado por Arsenal e Chelsea, o meio-campista completou 18 anos nesta quinta-feira. Deu de presente à torcida alvirroxa a renovação com o clube pelos próximos cinco anos, que, se não forem completados, devem render um bom dinheiro.

A renovação, aliás, acontece em um excelente momento de Tielemans. O camisa 31 é titular do Anderlecht desde a temporada passada, quando ainda tinha 16 anos. Os lances mais espetaculares, no entanto, aconteceram ao longo do último mês de abril. Com o Campeonato Belga chegando aos momentos decisivos, o prodígio marcou três gols nas últimas cinco partidas – incluindo o clássico contra o Standard Liège. Três verdadeiros golaços em chutes de fora da área, que destacam bem uma de suas virtudes.

Durante a Champions, antes do duelo contra o Borussia Dortmund, já havia recebido elogios até mesmo de Jürgen Klopp: “Tenho acompanhado os jogos do Anderlecht e vi bons jogadores. Tielemans é um desses, o mais perigoso do time. Sei muito bem quem é, seria cego se não o conhecesse”.

O meio-campista é excelente na distribuição de jogo e na ocupação de espaços, jogando geralmente como segundo volante. Só que o alto nível técnico fica mais evidente nos dribles curtos e na maneira como pega bem na bola – não à toa, também é o cobrador de pênaltis do Anderlecht, totalizando oito gols na temporada. E personalidade é o que não falta ao garoto, que também fez o seu primeiro gol como profissional no Campeonato Belga em um balaço contra o rival Club Brugge, na primeira noite de gala da curta carreira.

Por enquanto, Tielemans é o destaque da seleção belga sub-21, passando por todas as equipes nacionais desde o sub-15. Não será de se estranhar se, em breve, for convocado pelo técnico Marc Wilmots para o elenco principal. Para integrar definitivamente a “ótima geração belga”.

Abaixo, os três últimos gols de Tielemans, todos marcados em abril, e uma compilação de seus melhores lances:

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo