Champions LeagueEuropa

Como ficariam os mata-matas da Champions se adotassem o chaveamento da Libertadores?

O sorteio das oitavas de final da Champions League está longe de ser simples. Tudo bem, não há muito mistério em pegar a bolinha nos potes e mostrar o papelzinho. O problema está nas barreiras que o regulamento impõe nos cruzamentos. Os times dos próprios grupos não podem se reencontrar, por motivos óbvios. Além disso, também não podem acontecer duelos entre clubes do mesmo país.

Sob as dependências de tantos fatores, as chances de alguns times se cruzarem são maiores. Por exemplo, com três equipes previamente fora do caminho do Bayern e outras duas longes do Arsenal, a probabilidade de um reencontro entre alemães e ingleses é muito grande. Da mesma forma, o Manchester City tem grandes chances de duelar com o Borussia Dortmund e o Chelsea, de medir forças com o Bayer Leverkusen. Fórmulas matemáticas complexas, mas que foram simplificadas na tabela abaixo.

Fonte: 101 Great Goals
Fonte: 101 Great Goals

O verdadeiro chaveamento, contudo, só será revelado na próxima segunda-feira. O que dá para fazer neste momento, além de esperar e estudar as possibilidades, é brincar. E se o sorteio seguisse as regras da Libertadores, com os melhores primeiros colocados enfrentando os piores segundos? Eis, já prevendo até mesmo o caminho de cada equipe até a final em Berlim.

Um lado da chave se sugere mais tranquilo do que o outro. Na busca pelo bicampeonato, o Real Madrid poderia duelar contra Basel, Arsenal e Chelsea/Juventus. Coincidência garantida pela melhor campanha na fase de grupos. Já do outro lado, grandes duelos. O Barcelona voltaria a pegar o Manchester City. Enquanto isso, Borussia Dortmund e PSG fariam outro jogão, provavelmente aguardando o Bayern nas quartas de final. Confira:

1º – Real Madrid x Basel – 16º
8º – Monaco x Arsenal – 9º

4º – Chelsea x Shakhtar Donetsk – 13º
5º – Porto x Juventus – 12º

2º – Bayern de Munique x Schalke 04 – 15º
7º – Borussia Dortmund x Paris Saint-Germain – 10º

3º – Barcelona x Manchester City – 14º
6º – Atlético de Madrid x Bayer Leverkusen – 11º

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo