BrasilChampions LeagueEuropa

Como assistir à Champions League na TV brasileira nesta temporada

Atualização, 3/11/2015: A Turner, dona do Esporte Interativo, decidiu mostrar os jogos da Champions League no TNT e no Space. Saiba mais aqui.
Atualização, 15/03/2016: O Esporte Interativo conseguiu entrar na operadora NET através dos seus canais por assinatura, EI Maxx e EI Maxx 2, onde exibem jogos da Champions League. Os canais ainda não conseguiram entrar na Sky, outra das maiores operadoras, nem na Vivo TV. 

Começa nesta terça-feira a última fase preliminar da Champions League e muita gente ainda está se perguntando como poderá assistir ao maior torneio de clubes da Europa. Afinal, nesta temporada os direitos de transmissão para o Brasil mudaram de mãos, da ESPN para o Esporte Interativo, além da Globo e da Bandeirantes, que transmitem na TV aberta. Então nós mostramos como você pode assistir à competição.

ESPECIAL: Por que nem sempre você vê o jogo que gostaria na TV

A quarta fase preliminar da Champions League é chamada pela Uefa de fase de playoffs. É neste fase que começam a valer os direitos de transmissão internacionais. Por isso, é a partir de agora que as TVs do mundo podem transmitir (antes disso, só as emissoras europeias e locais compram, individualmente, os jogos). O Esporte Interativo publicou no Facebook um post chamando para o evento que começa nesta terça.

A temporada 2015/16 da Liga dos Campeões começa hoje. Começa com a transmissão da estreia do Manchester United. Começa…

Posted by Esporte Interativo on Monday, August 17, 2015

O Esporte Interativo tornou-se o detentor exclusivo dos direitos da Champions League para a TV por assinatura, como nós contamos aqui. O canal foi comprado pelo grupo Turner, que investiu forte. A compra da Champions League foi só a última aquisição em direitos do canal, que tem ainda, com exclusividade, a Copa do Nordeste, a Copa Verde e, dividindo, o Campeonato Brasileiro da Série C e da Série D, Copa da França, Liga Europa, Eliminatórias da Concacaf para a Copa do Mundo, além de vários estaduais (AL, CE, MA, PB, RN, PI, SE). Isso tudo você pode ver em detalhes no especial sobre quem tem os direitos de transmissão de cada campeonato no Brasil.

Como o Esporte Interativo comprou os direitos da Champions League para a TV por assinatura e o canal é UHF (ou seja, é aberto a todo mundo que tem antena), só poderia transmitir se fosse criado um canal novo. Foi o que a Turner fez. Neste ano foi lançado o EI Max, canal por assinatura, e o Esporte Interativo Nordeste, canal a cabo que já estava presente em algumas operadoras, mudou de nome e passou a ser EI Max 2, que por enquanto só está disponível na internet. OITV, GVT, Cabo Telecom, Multiplay, e outras cinco operadoras têm o Esporte Interativo na sua grande de canais.

Como o Esporte Interativo não está nem na Sky e nem na NET, que concentram cerca de 70% do mercado de TV por assinatura do Brasil, quem está nessas duas operadoras não poderá ver a Champions League pela TV. Restará assistir pela internet, uma das apostas do canal: o EI Plus. Nele, o assinante poderá assistir qualquer um dos três canais do grupo (Esporte Interativo, EI Max, EI Max 2) ao vivo, além de ver reprises de jogos e outros programas transmitidos pelos canais. O EI Plus é cobrado mensalmente (R$ 14,90) ou anualmente (R$ 118,80). Só pela internet será possível assistir a todos os jogos da Champions League, como prometido pelo canal.

ENTENDA | Esporte Interativo: o canal aberto que não consegue entrar nas operadoras de TVs fechadas

TV aberta

Quem ainda mantém os direitos de transmissão da Champions League na TV aberta é a Globo. O canal, que tinha direito a um dia da semana de jogos (ou na terça, ou na quarta) comprou os dois dias no novo contrato em sete das 14 rodadas do torneio. Significa que, em sete ela poderá passar na terça e na quarta. Nos outros sete, terá que escolher a terça ou a quarta para transmitir. Além disso, há um outro parâmetro: três das sete vezes tem que ser entre as semanas 3 a 8 (o que inclui fase de grupos e oitavas de final). As outras quatro têm que ser entre as semanas 9 a 14 (quartas de final em diante). Normalmente, a Globo só começa a passar os jogos a partir do mata-mata, nas oitavas de final, que começam em fevereiro.

BASTIDORES: Dinheiro, técnica e relacionamento: os bastidores da compra de direitos de transmissão

Enquanto a Globo só transmite em fevereiro, a Bandeirantes, que licencia a competição via Globo, começa a transmissão de jogos da Champions League desta temporada na quarta-feira. A emissora irá transmitir ao menos um jogo por rodada na TV aberta, normalmente na quarta-feira. Ela segue os mesmos direitos da Globo, ou seja, só pode transmitir dois dias de jogos em sete das 16 rodadas. Nos outros, tem que escolher um dos dias.

Para boa parte das pessoas, que estão nos 70% de mercado de TV por assinatura da NET e da Sky, terá que acompanhar os jogos ao vivo da Champions League ou pela internet, ou pela TV aberta, quando for o caso. Ao menos enquanto o Esporte Interativo não conseguir colocar o EI Max nas duas maiores operadoras do país.

Atualizado com detalhes da transmissão de TV aberta às 11h58 do dia 18/08/2015

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo