Champions League

Uefa autoriza RB Leipzig e Red Bull Salzburg, ambos da Red Bull, a jogarem a Champions League

A incerteza sobre a participação do RB Leipzig na Champions League acabou. A Uefa publicou um comunicado nesta terça-feira, 20, esclarecendo que o clube alemão, vice-campeão da Bundesliga, foi autorizado a jogar. A dúvida existia porque o regulamento da Uefa impede que clubes de mesmo dono disputem a mesma edição da competição continental. A Red Bull é também a dona do Red Bull Salzburg, campeão austríaco, mas a Uefa avaliou que não há infração do regulamento.

LEIA MAIS:
– Como os regulamentos da Uefa põem em dúvida a participação do RB Leipzig na Champions
– Salzburg confirma título e coloca a Uefa em xeque: dois times da Red Bull na Champions?
– Diretor do RB Leipzig rechaça clube como ferramenta de marketing e diz: “A diversão só está começando”

Os dois clubes entraram com representação na Uefa para tratar da questão e mostrar que a gestão dos clubes é separada. Segundo a avaliação do Órgão de Controle Financeiro de Clubes da Uefa (CFCB), não há violação do artigo 5 do regulamento da Uefa.

“Depois de investigação aprofundada e diversas mudanças importantes estruturais e de governança feitas pelos clubes (em relação a questões corporativas, financeiras, de pessoal, acordos de patrocínio, etc), a CFCB considerou que nenhuma pessoa física ou jurídica tem mais uma influência decisiva em mais de um clube participando de competição de clubes da Uefa”, diz comunicado divulgado no site da entidade. Ainda segundo a Uefa, a CFCB continuará a monitorar os dois clubes para garantir que as regras de integridade são respeitadas.

Os dois clubes comemoraram a decisão. O diretor esportivo do RB Leizpig, Oliver Mintzlaff, comemorou a decisão. Declarou à Deutsche Welle que a decisão foi “resultado de uma troca aberta e transparente todas as vezes com a Uefa”.

Se a Uefa avaliasse que a gestão dos dois clubes é próxima o bastante para terem um mesmo controle, o RB Leipzig não poderia disputar a Champions League. Isso porque, segundo regulamento da Uefa, quando há um conflito desta natureza, a prioridade é do clube que terminou a temporada em uma posição mais alta na liga. O Red Bull Salzburg foi campeão austríaco, enquanto o RB Leipzig foi segundo colocado na Alemanha.

Com a autorização para ambos participarem normalmente, o Red Bull Salzburg tentará mais uma vez chegar à fase de grupos, algo que ainda não alcançou desde que a empresa de energéticos assumiu o controle do clube, em 2005. O clube começa a sua jornada nesta temporada na segunda fase preliminar, em duelo com o vencedor de Hibernian, de Malta, e Tallin, da Estônia. Já o RB Leipzig entra direto na fase de grupos. Os dois times podem inclusive se encontrar na fase de grupos, caso o clube austríaco chegue até esta fase.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo