Hino da Champions League vira sucesso no Spotify em dia de jogo, inclusive no Brasil

O hino de Champions League se tornou uma música facilmente identificável para quem gosta de futebol. Com a popularização do torneio no mundo, e, claro, no Brasil, com exibição de jogos até na TV aberta, é inevitável que a música não chame a atenção. O que é curioso é que o Spotify, serviço de streaming de música, levantou dados que o aumento das reproduções do hino da Champions aumenta significativamente no Brasil em dias de jogos, a ponto do país estar no top 10 entre os que mais ouviram o hino na primeira rodada da competição.
LEIA TAMBÉM: A torcida do Besiktas fez tanto barulho que deixou Timo Werner claramente incomodado
O hino da Champions foi composto em 1992 por Tony Britten. É uma adaptação de “Zadok The Priest”, um dos quatro hinos de coroação do Reino Unido. A música é tocada pela Orquestra Filarmônica Real de Londres com e cantada pelo coro da Academia de St Martin in the Fields. É cantado nos três idiomas oficiais da Uefa: inglês, francês e alemão. Fez parte da reformulação da antiga Copa dos Campeões da Europa, que passou a ser Champions League na temporada 1992/93. Foi em agosto de 1992 que o hino foi executado pela primeira vez nas transmissões de TV e se tornaria um clássico, como podemos ver 25 anos depois.
A Champions League começou no dia 12 de setembro, mas já no dia 11 o número de execuções do hino do torneio aumentou muito. Nos dias 11 e 12, o crescimento foi de 152,7%. Quem ainda não tinha se ligado que a Champions League voltaria já sabia disso na quarta-feira. Talvez por isso, o número de execuções do hino explodiu na quarta-feira, dia 13: 325,7%. Uma loucura. Das pessoas que ouvem o hino da Champions no Spotify, 91,6% são homens, sendo que 36,9% têm entre 18 e 22 anos (mais impressionáveis?) e 26,9% têm entre 23 e 27 anos.
Curiosamente, o país que mais executou o hino da Champions no Spotify nesta primeira rodada da competição foi o México, seguido pelos Estados Unidos. Só então aparece um país da Europa: o Reino Unido, em terceiro. Na ordem de execuções, continuam Alemanha (4º), Holanda (5º), França (6º), Turquia (7º) e aí sim o Brasil (8º). Completam o top 10 Noruega e Suécia.
O fato de México e Estados Unidos serem líderes em execuções do hino e o Brasil estar no top 10 é um pequeno indício da força desta competição em toda América, seja do norte, seja do Sul. No top 20, ainda aparecem Argentina (13º), Chile (14º), Canadá (16º) e Colômbia (17).
Não foi a primeira vez que aconteceu. Nos dias 2 e 3 de junho, o hino da Champions teve um crescimento do número de execuções de 206,9%. A final foi disputada no dia 3 de junho, um sábado, quando o Real Madrid venceu a Juventus em Cardiff, Gales.
Naquela ocasião, México e Estados Unidos também foram os países com mais execuções do hino no Spotify, com a Espanha em terceiro e o Brasil em quarto. Sim, em quarto. Entre os países europeus, só a Espanha, país do finalista Real Madrid, ficou na frente.
Completam o top 10 de junho, pela ordem, Alemanha, Reino Unido, Itália, França, Noruega e Argentina. Sim, Argentina entra no top 10. Alguém duvida da força da Champions na América?
Se você também quer ouvir o hino, eis aqui:
Confira o ranking dos 20 países que mais ouviram o Hino da Champions League na primeira rodada da edição 2017/2018:
- México
- Estados Unidos
- Reino Unido
- Alemanha
- Holanda
- Francia
- Turquia
- Brasil
- Noruega
- Suécia
- Espanha
- Italia
- Argentina
- Chile
- Indonésia
- Canadá
- Colômbia
- Dinamarca
- China
- Australia
Veja também quem mais ouviu o hino no dia da final, em Junho:
- México
- Estados Unidos
- Espanha
- Brasil
- Alemanha
- Reino Unido
- Itália
- França
- Noruega
- Argentina
- Suécia
- Colômbia
- Holanda
- Chile
- Peru
- Costa Rica
- Indonésia
- Turquia
- Dinamarca
- Canadá