Grupo C: Roma, Atlético de Madrid, Chelsea, Qarabag

Por Felipe Lobo
O campeão inglês Chelsea não teve moleza na sua volta à Champions League. Terá como adversário pela vaga o Atlético de Madrid, que se tornou uma carne de pescoço para qualquer adversário, mesmo para os melhores. O time de Diego Simeone não pôde contratar por causa da punição que sofreu, mas continua sendo um time forte.
Além dos dois, a Roma, que, convenhamos, não costuma ter lá muita sorte quando falamos em sorteios da Champions. Os romanistas terão que se mostrar muito fortes se quiserem uma vaga no mata-mata. O futebol para isso o time tem, mas terá que se igualar a duas equipes que, teoricamente, são melhores. O quarto elemento do grupo é um completo franco-atirador. O Qarabag é o primeiro clube do Azerbaijão a chegar à desejada fase de grupos da Champions League. Tentará fazer história, mesmo sabendo que é o grande favorito à lanterna do grupo e qualquer ponto será comemorado.
Jogador-chave
Antoine Griezmann (Atlético de Madrid)

Eleito terceiro melhor do mundo em 2016, Griezmann ficou no Atlético de Madrid muito possivelmente pela proibição que o clube teve de contratar jogadores. Em um time que se caracteriza pelo jogo coletivo e a dedicação acima da média, um ato de lealdade. Tudo isso para dizer: Griezmann é o maior talento dos colchoneros comandados por Diego Simeone.
O time do Atlético tem o seu brilho coletivo e o funcionamento organizado, mas é Griezmann quem mais tem capacidade de decidir jogos. Se o time estiver bem na defesa, como esteve nos últimos anos, e for capaz de produzir chances, ele é o jogador que pode fazer do Atlético de Madrid o leão que se tornou nos últimos anos, sempre nas fases decisivas da Champions.
A contratação
Álvaro Morata (Chelsea)

Uma contratação de € 62 milhões inevitavelmente chega com expectativa. Álvaro Morata, com seus 24 anos, chegou para vestir a camisa 9 e ser o que se espera que ele seja há tantos anos, desde que era só uma promessa nas categorias de base do Real Madrid. A missão pesa ainda mais porque ele substitui Diego Costa, um dos principais atacantes do mundo. O início de temporada do espanhol é bom, mas ele terá muito a provar. Ao mesmo tempo, mesmo tendo sido uma contratação cara (que acabou ofuscada por outras ainda maiores na janela), é um jogador que se encaixa muito bem na proposta de jogo do Chelsea. É um atacante inteligente, que se movimenta, sabe tabelar bem, é rápido e bom finalizador. Há muito potencial. Morata precisa trilhar o caminho que parecer estar à frente dele.
Fique de olho
Radja Nainggolan (Roma)

O meio-campista foi um dos principais jogadores da Roma e do Campeonato Italiano na temporada passada. O bom desempenho do time, agora comandado por Eusebio di Francesco, passa muito pelos pés do jogador, de 29 anos. Atuando no centro do meio-campo, ele é importante tanto na marcação, sendo implacável (e às vezes um pouco violento) quanto na criação de jogadas, com um excelente chute de fora da área e uma grande visão de jogo.
O brasileiro
Pedro Henrique (Qarabag)

Aos 27 anos, Pedro Henrique é um dos muitos brasileiros que aparecem na Champions League. Gaúcho de Santa Cruz do Sul, começou na base do Grêmio, passou pelo Caxias e de lá foi para a sua aventura na Europa. Começou no Zurich, da Suíça, passou ao Rennes e em janeiro deste ano foi para o PAOK, da Grêcia. Foi emprestado ao Qarabag nesta temporada. Terá três grandes adversários e três grandes palcos para mostrar a que veio.
A história
Foi contra um inglês que a Roma teve uma das suas maiores tristezas em competições europeias. Em 1983/84, o time foi à Copa Europeia como campeão italiano da temporada anterior. A equipe que tinha Paulo Roberto Falcão entre suas estrelas, além de Toninho Cerezo e o artilheiro Roberto Pruzzo, chegou à final, que, coincidentemente, seria no estádio Olímpico de Roma. O adversário? O Liverpool de Ian Rush e Kenny Dalglish. Depois do 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação, a decisão do título veio só nos pênaltis. Veio a derrota por 4 a 2 e a chance de ser campeão, e em casa, se esvaiu.
Você precisa fazer login para comentar.