Europa

A torcida do Besiktas tomou o coração de Istambul para inaugurar seu novo estádio

Ao longo da última década, o Galatasaray inaugurou o seu novo estádio, enquanto o Fenerbahçe realizou uma reforma profunda em sua casa. Assim, o Besiktas tornou-se o terceiro entre os grandes turcos a entrar em uma nova era. Nesta segunda, os alvinegros disputaram sua primeira partida na Vodafone Arena, estádio ultramoderno com capacidade para 41,9 mil espectadores e custo estimado em € 110 milhões. Estreia marcada pela vitória das águias, mas também pelo fanatismo da torcida e pela confusão que rondou a ocasião.

A Vodafone Arena foi erguida no mesmo lugar onde ficava o Estádio Inönü, histórica casa do Besiktas. Da construção antiga, preservaram-se apenas uma das paredes das tribunas e as torres históricas. Já o novo projeto se destaca pela modernidade da estrutura, com direito até mesmo a telas em parte dos encostos dos assentos.

Neste domingo, a inauguração oficial aconteceu em um evento fechado com a presença do presidente Recep Tayyip Erdogan, o que desagradou parte da torcida. Nesta segunda, com 100% dos ingressos vendidos, os torcedores resolveram ocupar as ruas na vizinhança do estádio, no centro de Istambul. Acabaram reprimidos pela polícia local com bombas de gás lacrimogêneo e jatos de água. A Vodafone Arena fica próxima à Praça Taksim, ponto de onde partiram as manifestações contra Erdogan em 2013 – unindo, inclusive, torcedores do trio de ferro da metrópole, formando o Istambul United.

Quando a bola rolou, o Besiktas compensou a dedicação dos torcedores. A equipe venceu o Bursaspor por 3 a 2, abrindo seis pontos de vantagem na liderança do Campeonato Turco – embora o Fenerbahçe, em segundo, tenha uma partida a menos. Mario Gómez inaugurou o placar do estádio com belo gol após jogada coletiva e também fez o terceiro de seu time, enquanto o espanhol Alexis complementou a vitória. Sem erguer a taça desde 2009 da Süper Lig, o clube espera iniciar a história da Vodafone Arena de maneira gloriosa.

#VodafoneArena’da ‘Şampiyon Beşiktaş’ tezahüratları!#Beşiktaş

Publicado por Beşiktaş em Segunda, 11 de abril de 2016

Vodafone Arena’ya giden yolda göz gözü görmüyor. #Beşiktaş

Publicado por Beşiktaş em Segunda, 11 de abril de 2016

besik1

besikbesik2 besik3

besik5

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo