Europa

A nova Conference League ganha identidade visual e apresenta o troféu que coroará seu campeão

Novo torneio de clubes reunirá a maior parte dos representantes de ligas periféricas da Europa

As principais ligas europeias se encerraram neste final de semana e a Uefa aumentou a visibilidade da Europa Conference League, a nova competição continental da entidade. O torneio será uma espécie de “lado C” das copas europeias. Reunirá participantes dos principais campeonatos, como Tottenham ou Roma, mas concentrará o grosso de seus participantes entre os eliminados nas fases iniciais da Champions e clubes de países mais modestos no ranking. Será a grande chance de levar a taça para times alternativos. Nesta segunda, a Uefa apresentou o troféu com o qual esses clubes poderão sonhar.

O troféu possui semelhanças com a taça da Liga Europa pelo formato. No entanto, traz um design arrojado com uma ideia de movimento. Segundo a Uefa, a ideia era reproduzir a trajetória de uma bola em direção às redes. Se isso é verdade ou só lorota, fato que o prêmio prateado ficou bastante bonito. Já a identidade visual da Conference aposta na cor verde, se diferenciando do azul da Champions e do laranja da Liga Europa.

“Queremos tornar nossas competições mais inclusivas – dar aos clubes e torcedores a chance de sonharem e competirem pelos títulos europeus. É por isso que criamos a Conference. Temos 55 federações na Uefa e é importante dar a chance de prolongar as campanhas europeias ao máximo de federações possível”, comentou o presidente da Uefa, Alexander Ceferin.

Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália e França terão somente um representante cada na Conference. O número de equipes aumenta para duas nas ligas intermediárias (do 6° ao 16° lugar no Ranking da Uefa) enquanto reunirá três times da maioria das federações restantes. Também absorverá os campeões nacionais que caírem na primeira fase preliminar da Champions, bem como aqueles que sucumbirem nas últimas fases preliminares da Liga Europa. Já nos mata-matas, os terceiros colocados da fase de grupos da Liga Europa serão repescados e se juntarão aos dois primeiros colocados de cada chave da Conference. Ao todo, 184 times integrarão a Conference a partir das fases iniciais, 46 deles repescados da Champions ou da Liga Europa.

A Liga Europa, agora, será restrita basicamente aos representantes das grandes ligas (com duas vagas aos cinco primeiros do Ranking, além de uma vaga do 6° ao 16°) e aos eliminados nas fases mais agudas das preliminares da Champions. O grosso dos times periféricos do continente estará mesmo na Conference. Até por isso, a chance de ver ligas alternativas fazendo boas campanhas é maior, um pouco como acontece nas divisões mais baixas da Liga das Nações.

A Conference acontecerá às quintas-feiras, dividindo espaço na grade horária com a Liga Europa. “A Uefa Conference League é uma proposta muito empolgante para as redes de televisão e parceiros comerciais. Terão uma chance sem precedentes de atingir um número maior de mercados e de engajar novas audiências. O novo troféu e a nova marca ajudarão a dar à Conference sua própria identidade e ajudarão os torcedores a identificarem a competição”, declarou Guy-Laurent Epstein, diretor de marketing da Uefa.

A Conference iniciará sua primeira fase ainda em 8 de julho, com as preliminares se desenrolando até 26 de agosto. A fase de grupos acontecerá a partir de 16 de setembro. Já a final está marcada para 25 de maio, na Albânia.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.
Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncios? Aí é falta desleal =/

A Trivela é um site independente, que precisa das receitas dos anúncios. Desligue o seu bloqueador para podermos continuar oferecendo conteúdo de qualidade de graça e mantendo nossas receitas. Considere também nos apoiar pelo link "Apoie" no menu superior. Muito obrigado!