Está chegando a hora. O futebol europeu caminha para o fim, com suas principais ligas entrando nas últimas rodadas. Não há mais muitas surpresas em relação aos campeões. Apenas a Juventus ainda tem trabalho pela frente e completa o heptacampeonato com um ponto contra a Roma. Ainda existem algumas indefinições: vaga na Champions League em Itália, Inglaterra e Alemanha, e o possível primeiro rebaixamento do Hamburgo.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE TV ATUALIZADA DO FIM DE SEMANA

Enquanto isso, no Brasil, o fim de semana do Dia das Mães é lotado de clássicos. Do Rio Grande do Sul ao Rio de Janeiro, de Santa Catarina a São Paulo.

O jogão

Roma x Juventus
Domingo 15h45 (ESPN Brasil)
Cotações da Odd Shark: Roma (2.32), Juventus (3.48), empate (3.06)

Gianluigi Buffon, da Juventus (Photo by Alessandro Sabattini/Getty Images)

O título já foi decidido na Itália. Desde a derrota para o Napoli, a Juventus ganhou seus dois jogos e contou com tropeços dos napolitanos para abrir seis pontos, a duas rodadas do fim. Como o confronto direto está empatado, com 1 a 0 para cada lado, o critério de desempates é o saldo de gols, no qual a Velha Senhora leva vantagem de 16 gols. Muito difícil imaginar que o Napoli consiga tirar toda essa diferença em apenas dois jogos. Por via das dúvidas, a Juventus busca um ponto para confirmar o sétimo título seguido da Série A. Enfrenta uma Roma que precisa vencer para garantir vaga na próxima Champions League com uma rodada de antecipação. 

O clássico

Bétis x Sevilla
Sábado, 13h30 (ESPN Brasil)
Cotações da Odd Shark: Bétis (2.65), Sevilla (2.57), empate (3.62)

O Campeonato Espanhol entra na sua penúltima rodada com quase tudo definido. O campeão é o Barcelona. Atlético de Madrid, Real Madrid e Valencia vão pra Champions League. Deportivo La Coruña, Las Palmas e Málaga, para a segunda divisão. Restam vagas na próxima Liga Europa, e o Bétis, com uma ótima arrancada na reta final, pode se consolidar em quinto lugar com uma vitória no dérbi de Sevilha. O Sevilla, depois de ganhar do Real Madrid em jogo atrasado no meio de semana, está em sétimo lugar e tem dois pontos a mais do que o Getafe. Está bem colocado, mas não pode bobear. O clássico do turno foi 5 a 3 para o Bétis. 

Fique de olho

Newcastle x Chelsea
Domingo, 11h (ESPN)
Cotações da Odd Shark: Newcastle (6.24), Chelsea (1.57), empate (4.14)

O empate contra o Huddersfield, em jogo atrasado disputado durante a semana, impediu que o Chelsea sacramentasse sua recuperação chegando à última rodada empatado em pontos com o Liverpool, quarto colocado da Premier League. A situação para se classificar à próxima Champions League complicou para os homens de Antonio Conte. Além de precisarem vencer o Newcastle, fora de casa, torcem para que o os Reds sejam derrotados pelo Brighton, em Anfield. Em casa, o time de Klopp ainda não perdeu nesta edição do Campeonato Inglês. Em caso de empate vermelho, o Chelsea conseguiria igualar os pontos, mas perde no saldo de gols: a diferença está em 15 tentos. 

Hoffenheim x Borussia Dortmund
Sábado, 10h30 (Fox Sports)
Cotações da Odd Shark: Hoffenheim (2.21), Dortmund (2.98), empate (3.95)

A briga por vaga na Champions League chega fervendo à última rodada da Bundesliga. Até o sexto colocado RB Leipzig tem chances mínimas, mas reais de terminar entre os quatro primeiros. E teremos um confronto direto. O Borussia Dortmund tem a situação mais confortável. Em terceiro lugar, precisa apenas do empate contra o Hoffenheim, quarto colocado e três pontos atrás, para se garantir na principal competição europeia. Com a derrota, pode ficar fora, caso o Leverkusen ganhe do Hannover e tire seis gols de saldo. 

Hamburgo x Borussia Monchengladbach
Sábado, 10h30 (Fox Sports 2)
Cotações da Odd Shark: Hamburgo (2.29), Gladbach (2.93), empate (3.80)

O relógio no estádio do Hamburgo corre o risco de parar

Chegar à última rodada ainda vivo, considerando a campanha desta temporada, já é um feito para o Hamburgo. Mas outra salvação milagrosa será muito difícil. O clube que se orgulha de ter disputado todas as edições da Bundesliga precisa de uma combinação de resultados para jogar os playoffs do rebaixamento. Além de ganhar do Borussia Monchengladbach, nono colocado, ainda em busca de pontos para jogar a próxima Liga Europa, o Wolfsburg tem que perder, em casa, para o Colônia, que é a única equipe da elite alemão já garantida na próxima segunda divisão. 

Internazionale x Sassuolo
Sábado, 15h45 (Fox Sports)
Cotações da Odd Shark: Inter (1.16), Sassuolo (16.32), empate (8.44)

Reta final da briga por vaga na próxima Champions League na Itália. Roma, Lazio e Internazionale disputam as últimas duas posições. A Inter é quem está fora da zona no momento. Ocupa o quinto lugar, com 69 pontos, e não pode mais vacilar. No domingo, contra o Crotone, a Lazio, com 71, pode abrir uma vantagem inalcançável caso os nerazurri não derrotem o Sassuolo, 12º colocado, no sábado. 

Pelo Brasil

Grêmio x Internacional
Sábado, 16h (Premiere)
Cotações da Odd Shark: Grêmio (1.71), Inter (5.25), empate (3.50)

Arthur é abraçado por companheiros de Grêmio (FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA)

O time que está jogando o melhor futebol do país pode aproveitar o embalo para conseguir outra vitória categórica contra o seu maior rival. O Grêmio descansou seus principais jogadores no meio de semana, depois de golear o Santos pelo Brasileirão, e tenta mais um triunfo sobre o Internacional, após derrotá-lo no turno e nas quartas de final do Campeonato Gaúcho. O Colorado tem apenas uma vitória no torneio nacional até agora. Apesar de eliminado, a vitória sobre o Grêmio no jogo de volta das quartas de final do estadual serviu para injetar confiança na equipe, o que pode acontecer novamente no clássico deste sábado. 

Corinthians x Palmeiras
Domingo, 16h (Premiere)
Cotações da Odd Shark: Corinthians (2.70), Palmeiras (2.64), empate (3.18)

O dérbi paulista está mais quente do que nunca. Ainda mais com os acontecimentos da final do Paulistão ainda repercutindo entre as duas torcidas. E o Palmeiras não consegue levar a melhor sobre o rival há mais de um ano. Perdeu no estadual e nos dois turnos do Brasileirão do ano passado. Perdeu no Paulistão de 2018 e, apesar de ter ganhando o jogo de ida da final em Itaquera, não ficou muito feliz vendo o Corinthians comemorar o título no Allianz Parque. A fase do Verdão, pelo menos, é melhor: vice-líder do Brasilerião, ainda invicto. O Corinthians encerrou uma sequência de quatro partidas sem ganhar ao derrotar o Vitória e avançar na Copa do Brasil. 

Botafogo x Fluminense
Segunda-feira, 20h (Premiere)
Cotações da Odd Shark: Botafogo (2.24), Fluminense (3.35), empate (3.15)

Um clássico de segunda-feira não é ideal para nenhum torcedor, mas pelo menos permite que Botafogo e Fluminense descansem um pouco mais depois de classificações acirradas na Copa Sul-Americana. O Fogão passou com empate contra o Audax Italiano, e o Flu sofreu com a altitude de Potosí, mas resistiu às investidas do Nacional. No Brasileirão, estão ambos no meio da tabela, com apenas uma derrota para cada lado. 

Figueirense x Avaí
Sábado, 16h30 (SporTV e Premiere)
Cotações da Odd Shark: Figueirense (2.15), Avaí (3.42), empate (3.15)

Clássico também na segunda divisão do futebol brasileiro. O Figueirense começou a Série B com 100% de aproveitamento nas primeiras três rodadas, mas foi derrotado pelo Brasil de Pelotas. O início da caminhada do Avaí foi muito menos auspicioso: apenas uma vitória em quatro partidas até aqui. 


Os comentários estão desativados.