Étoile du Sahel conquista LC da África

O Étoile du Sahel conquistou pela primeira vez o título da Liga dos Campeões da África. Mesmo fora de casa, o clube tunisiano surpreendeu o Al Ahly por 3 a 1 no confronto de volta e impediu o tricampeonato continental da equipe egípcia.

Afouène Gharbi abriu o placar para o Étoile du Sahel em um chute da entrada área, pouco antes do intervalo. Na segunda etapa, o Al Ahly empatou logo no começo. Gilberto cobrou falta e Emad Al Nahhas cabeceou firme para as redes.

Aos 13 minutos, o Al Ahly reclamou de um pênalti em Aboutrika não dado pelo árbitro, em momento no qual mantinha uma forte pressão sobre o adversário. No entanto, dois minutos depois, o clube egípcio perdeu Al Nahhas, expulso ao cometer falta em Amine Chermiti.

Mesmo com um a menos, os donos da casa partiram para cima do rival, mas o empate prevalecia. Nos acéscimos, o Étoile du Sahel acabou com as esperanças do Al Ahly. Chermiti marcou aos 47 e, logo em seguida, Mohamed Ali Nafkha marcou o terceiro do time tunisiano.

O Étoile du Sahel se tornou o primeiro clube a marcar gols no Al Ahly no Cairo nesta edição da LC. A equipe tunisiana se vingou da perda do título continental em 2005, quando foi derrotado pelo próprio time egípcio.

Com o título, o Étoile du Sahel garantiu presença no Mundial de Clubes da Fifa, em dezembro, no Japão. A equipe enfrentará o Pachuca, vencedor da Copa dos Campeões da Concacaf. Caso vença, terá o Boca Juniors pela frente.