Um estudo conduzido pela Universidade de Leeds em parceria com a BetVictor revelou que assistir futebol tem potenciais benefícios à saúde. Sim, é isso mesmo: você pode estar fazendo um bem à sua saúde caso assista futebol. Mas antes de sair por aí gritando, calma: há alguns pontos perigosos do futebol também na sua vida de torcedor.

O experimento foi feito com 25 torcedores com idades entre 20 e 60 anos do Leeds United. Os pesquisadores informaram que a frequência cardíaca vivida pelos torcedores enquanto assistiam ao jogo foi um “estresse positivo”, equivalente a um exercício cardiovascular moderado, segundo o estudo citado pela revista inglesa Four Four Two.

“Ficou claro que os torcedores são apaixonados pelo jogo, com a frequência cardíaca elevada durante a partida, em níveis similares a uma caminhada rápida”, afirmou a Doutora Andrea Utley, uma das envolvidas no estudo pela Universidade de Leeds. “Em última análise, torcer pela sua equipe em um jogo de futebol é equivalente a um exercício cardiovascular moderado e, dependendo do resultado da partida, um impulso ou queda psicológica.

Ao longo de três jogos, a frequência cardíaca dos participantes do estudo chegou a 130 batidas por minuto, 64% a mais do que a frequência normal. Um gol do Leeds teve o mais dramático efeito nos torcedores, aumentando 27% a frequência cardíaca, enquanto um gol sofrido também aumentou a frequência cardíaca em 22%.

Assistir aos jogos no estádio tiveram um efeito ainda maior nos participantes, com aumento de 11% comparado a quem assistir aos jogos pela televisão. A baixa pressão arterial após vitórias também foi analisada como benéfica para a saúde, embora o aumento dessa mesma pressão depois de derrotas não seja saudável.

Um outro efeito medido pelo estudo foi o psicológico. Os participantes tiveram uma melhora significativa de humor depois de uma vitória, embora o efeito tenha durado apenas 24 horas. Foi um efeito mais curto do que o equivalente quando o time perde: o mau humor causado pela derrota foi bem mais longo, em alguns casos durando alguns dias.

Entre os jogos analisados pelos pesquisadores estava a dramática derrota do Leeds no playoff da Championship, segunda divisão inglesa. Durante a derrota por 4 a 2 no estádio Elland Road, os batimentos cardíacos dos torcedores chegaram a níveis que não são saudáveis, embora a a pressão sanguínea nunca tenha ficado perigosamente alta.

Então, vejam só, futebol pode mesmo fazer bem à sua saúde e até funcionar como um exercício moderado para o seu coração, o que é saudável. Chame os amigos e se prepare para o equivalente a uma caminhada leve ao assistir um jogo.

O estresse de uma derrota, ou mesmo um gol sofrido, porém, pode ter seus efeitos negativos também, assim como o efeito negativo no humor, que se mostrou muito mais duradouro do que a alegria da vitória. Mas, bom, a vida não é assim, afinal?

Smart TV LED UHD 4K 43"
Que tal assistir aos jogos do seu time em uma resolução muito maior? Ou mesmo jogar o seu futebol no videogame com alta qualidade? Nesta TV, você pode.
A Trivela pode ganhar comissão sobre a venda.