Campeão europeu em 1991, o Estrela Vermelha nunca havia chegado à fase de grupos da Champions League reformulada. Agora, o fará pela segunda vez seguida. Nesta terça-feira, em um estádio Marakana pulsando como sempre, os donos da casa empataram com o Young Boys, por 1 a 1, e avançaram nos gols marcados fora de casa, após o empate por 2 a 2 na Suíça. Olympiacos e Dínamo Zagreb também se classificaram.

O Estrela Vermelha havia sofrido seis eliminações nas fases preliminares antes de, enfim, conseguir uma vaga na fase de grupos na temporada passada, ao derrotar o Red Bull Salzburg nos playoffs. Caiu em um grupo muito difícil, mas fez um bom papel como mandante. Segurou o empate com o Napoli e venceu o Liverpool, que posteriormente seria campeão europeu.

Campeão sérvio pela segunda vez consecutiva, o Estrela Vermelha começou a Champions League na primeira fase preliminar. Passou pelo Süduva, da Lituânia, o HJK, da Finlândia, e pelo Copenhague, da Dinamarca. Nos playoffs, conseguiu um ótimo empate por 2 a 2 fora de casa que o deixou em situação confortável para o jogo de volta diante da sua torcida.

Mesmo assim, o Young Boys começou exercendo bastante pressão sobre o Estrela Vermelha, embora não tenha criado muitas chances claras. Foi um primeiro tempo bem travado. Depois do intervalo, Aleksa Vukanovic, de cabeça, aliviou as tensões dos anfitriões. Um gol contra de El Fardou Ben, a aproximadamente dez minutos do fim, deu esperanças aos suíços, mas a defesa sérvia conseguiu resistir ao abafa.

.

 

Sem sustos

Com bons resultados nos jogos de ida, Olympiacos e Dínamo Zagreb sofreram pouco. Os croatas haviam vencido o Rosenborg, em casa, por 2 a 0. Um gol precoce de David Akintola deu esperança aos noruegueses, mas Amer Gojak empatou, no segundo tempo: 1 a 1.

.

 

Os gregos golearam o Krasnodar por 4 a 0 no jogo de ida e, na Rússia, conseguiram outra vitória, por 2 a 1, gols de Youssef El-Arabi.

.

.

 

Nesta quarta-feira, Ajax x Apoel, Club Brugge x Lask Linz e Slavia Praga x Cluj completam os participantes da fase de grupos.