Estreia de Zhizhao repercute bem na China

10 meses após contratação, Chen Zhizhao estreou pelo Corinthians. Foram 13 minutos em campo diante do Cruzeiro

Dez meses após o anúncio de sua contratação, finalmente Chen Zhizhao estreou pelo Corinthians. Foram apenas 13 minutos em campo diante do Cruzeiro, em Varginha, mas suficientes para garantir ao atacante chinês um enorme sorriso no final do jogo. Mostrou vontade, alguma técnica e muita iniciativa. Ainda não dá para cravar que ele é uma farsa ou um craque.

De qualquer modo, a notícia teve grande repercussão na China. A partida, derrota corintiana por 2 a 0, teve transmissão posterior no país comunista (Sina TV, uma emissora média) e diversos grandes jornais e emissoras de TV noticiaram a primeira aparição de um jogador chinês de futebol no Campeonato Brasileiro.

Para saber sobre isso, consultei o meu colega de ESPN Alex Tseng, que separou alguns links. Certamente, a maioria de vocês também não entenderá o que está escrito, mas temos algumas imagens.

O Xinhuashe, primeiro jornal oficial da China, relatou a estreia de Zizão; já os sites Xinmin e CNR ressaltaram o longo período dele afastado do futebol (não jogava profissionalmente desde 2010) e as lesões sofridas neste ano; mesma linha foi adotada pelo Tengxun Tiyu Wang, que lembrou os sete meses dele de espera; o site Sports 21 destacou sua camisa com o número 200, em homenagem aos 200 anos de imigração chinesa no Brasil; por fim, diversos sites retransmitiram, on-line, o sinal da partida.

Abaixo, o momento da transmissão na China em que Chen Zhizhao entra em campo pelo Corinthians (sim, com narração em português).

O Corinthians, em breve, viaja para a Ásia. Nada mais apropriado do que ter realizado a estreia de seu chinês próximo a essa data.