Temos que aplaudir a Conmebol: na próxima terça-feira, a entidade sul-americana realizará o sorteio dos grupos da Libertadores de 2016 e já saberemos quem são todos os 38 participantes do torneio. Parece pouco, e é mesmo, mas no balançar das bolinhas do ano passado ainda tínhamos times enigmáticos, como o Argentina 6 e o Paraguai 3.

LEIA MAIS: Arequipa entrou em transe com o Melgar, campeão peruano após 34 anos de espera

Antes de ser preso, o ex-presidente da Conmebol, Juan Ángel Napout, havia anunciado que os cabeças de chave serão definidos por meio de um ranking que leva em conta os últimos dez anos, e não mais por uma revezamento entre os países – com exceção de Brasil e Argentina. Antes de 2005, serão contados pontos apenas para os campeões.

A entidade sul-americana anunciou os critérios do seu ranking nesta segunda-feira. Valem o desempenho das últimas dez edições da Libertadores, que deprecia ano a ano, um coeficiente histórico, e uma premiação para os campões nacionais da última década, que também diminui temporada por temporada.

Dessa forma, foram definidos os potes do sorteio que será realizado na próxima terça-feira e o ranking histórico da Conmebol. Veja abaixo:

Pote 1

Boca Juniors, River Plate, Peñarol, Nacional, Olimpia, Corinthians, Atlético Mineiro e San Lorenzo.

Pote 2

Grêmio, Emelec, Cerro Porteño, Atlético Nacional, Bolívar, Colo-Colo, Palmeiras e The Strongest.

Pote 3

LDU (EQU), Sporting Crital (PER), Rosário Central (ARG), Cobresal (CHI), Deportivo Cali (COL), Melgar (PER), Deportivo Táchira (VEN), Trujillanos (VEN)

Pote 4

Pumas (MEX), Toluca (MEX), São Paulo (BRA)*, Huracán (ARG)*, Racing (ARG)*, Universidad de Chile (CHI)*, Oriente Petrolero (BOL)*, Independiente Santa Fé (COL)*, Independiente Del Valle (EQU)*, Guaraní (PAR)*, Universidad César Vallejo (PER)*, River Plate (URU)*, Caracas (VEN)* e Pueblas (VEN)*

*Times que disputarão a primeira fase eliminatória

Os dez primeiros do ranking da Conmebol:

  1. Boca Juniors (ARG) – 5949 pontos
  2. River Plate (ARG) – 4884
  3. Peñarol (URU) – 4453
  4. Cruzeiro (BRA) – 4425
  5. Nacional (URU) – 4315
  6. Internacional (BRA) – 3944
  7. Olimpia (PAR) – 3682
  8. Santos (BRA) – 3662
  9. Corinthians (BRA) – 3651
  10. Vélez Sarsfield (ARG) – 3599

Veja o ranking completo aqui.