Depois de divulgar a lista de 40 pré-convocados, a CBF anunciou nesta quinta-feira a lista final que disputará a Copa América Centenário. A maior surpresa é o zagueiro Rodrigo Caio, do São Paulo, que tem idade olímpica. Contando com o zagueiro são-paulino, são sete jogadores com idade olímpica na lista final: o goleiro Ederson, o zagueiro Marquinhos, os laterais Fabinho e Douglas Santos, o meia Rafael Alcântara e o atacante Gabriel Barbosa.

LEIA TAMBÉM
– O mestre que ensinou futebol e o “azarado” de tantos feitos: Há 10 anos, Telê deixava saudades
– Veja o que promete a tecnologia nos novos uniformes da Seleção e das novas chuteiras da Nike
– Os 50 anos de Mazinho, o eficiente coringa que marcou Vasco, Palmeiras e Seleção

Os jogadores que atuam no Brasil e podem jogar tanto a Copa América quanto a Olimpíada do Rio poderão perder até 18 jogos dos seus times. Quase um turno inteiro do Campeonato Brasileiro, o que é mais do que motivo para os clubes reclamarem.

A Copa América Centenário será nos Estados Unidos, entre os dias 2 a 26 de junho. A estreia do Brasil será no dia 4 de junho contra o Equador, em Pasadena, região de Los Angeles. Depois joga contra o Haiti em Orlando, no dia 8, e fecha a participação na fase de grupos no dia 12 de junho contra o Peru, na região metropolitana de Boston.

Os 23 convocados deverão se apresentar no dia 22 de maio em Los Angeles, onde será feita a preparação do time até o dia 27. No próprio dia 27, a Seleção segue para Denver, onde disputará um amistoso com o Panamá. Depois, no dia 1º de junho, volta a Los Angeles para a preparação para a competição.

Segundo anunciado por Gilmar Rinaldi, o auxiliar pontual do amistoso no dia 29 de maio contra o Panamá será o ex-meia Juninho Paulista. Na Copa América, o auxiliar pontual será o ex-goleiro Rogério Ceni. O chefe da delegação da Seleção será o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello.

Estes são os convocados:

Goleiros: Alisson (Internacional), Diego Alves (Valencia-ESP) e Ederson (Benfica-POR);

Defensores: Miranda (Internazionale-ITA), Gil (Shandong Luneng-CHN), Marquinhos (Paris Saint-Germain-FRA), Rodrigo Caio (São Paulo), Daniel Alves (Barcelona-ESP), Filipe Luís  (Atlético de Madrid-ESP), Fabinho (Monaco-FRA), Douglas Santos (Atlético Mineiro)

Meio-campistas: Luiz Gustavo (Wolfsburg-ALE), Elias (Corinthians), Renato Augusto (Beijing Gouan-CHN), Philippe Coutinho (Liverpool-ING), Lucas Lima (Santos), Willian (Chelsea-ING), Casemiro (Real Madrid-ESP), Rafael Alcântara (Barcelona-ESP) e Douglas Costa (Bayern de Munique-ALE)

Atacantes: Hulk (Zenit-RUS), Gabriel (Santos) e Ricardo Oliveira (Santos).

(Foto: Rafael Ribeiro/CBF)