O técnico Tite convocou os 23 jogadores que irão à Copa América 2019. A convocação foi feita na sede da CBF, no Rio de Janeiro, com o diretor Edu Gaspar (que, ao que tudo indica, irá para o Arsenal depois do torneio). Como sempre, a lista é muito discutível e tem nomes incluídos que serão questionados, outros que estão fora que serão pedidos. E há bons pontos para discutir.

Entre os pontos que chamam a atenção, o lateral Marcelo fica fora da lista. Quem também fica fora é o meio-campista Fabinho, que vive um grande momento no Liverpool. Fernandinho, um jogador muito desgastado pelas últimas participações em Copas, mas que segue muito bem pelo Manchester City, foi convocado. Philippe Coutinho, apesar da temporada sem brilho, foi incluído. Gabriel Jesus, outro que vem jogando pouco e sem brilho, também foi chamado.

David Neres parece ter definitivamente ganhado seu espaço e foi incluído na lista. Everton, do Grêmio, também. Entre os clubes brasileiros, o Corinthians teve dois convocados, com Cássio e Fagner na lista. Segundo o diretor Edu Gaspar, os jogadores de clubes brasileiros serão liberados para os jogos de volta da Copa do Brasil (nos dias 4 e 5 de junho).

Tite não quis falar sobre o que fará em relação a Neymar, se vai haver alguma punição ou se ele será mantido como o capitão do time. O treinador disse que prefere falar com o jogador, pessoalmente, antes de anunciar qualquer decisão – se é que algo será anunciado.

Veja os 23 convocados: 

Goleiros: Alisson (Liverpool-ING), Éderson (Manchester City-ING), Cássio (Corinthians)

Defensores: Alex Sandro (Juventus-ITA), Daniel Alves (PSG-FRA), Éder Militão (Porto-POR), Fagner (Corinthians), Filipe Luís (Atlético de Madrid-ESP), Marquinhos (PSG-FRA), Miranda (Internazionale-ITA), Thiago Silva (PSG-FRA).

Meio-campistas: Allan (Napoli-ITA), Arthur (Barcelona-ESP), Casemiro (Real Madrid-ESP), Fernandinho (Manchester City-ING), Lucas Paquetá (Milan-ITA), Philippe Coutinho (Barcelona-ESP).

Atacantes: David Neres (Ajax-HOL), Everton (Grêmio), Roberto Firmino (Liverpool-ING), Gabriel Jesus (Manchester City-ING), Neymar (PSG-FRA), Richarlison (Everton-ING).