Criado pelo jornal italiano Tuttosport em 2003, o prêmio Golden Boy já se transformou em uma instituição do futebol europeu. A premiação celebra o melhor jogador com menos de 21 anos no mundo a cada ano, e a lista de finalistas de 2020 está repleta de nomes que poderiam ser tranquilamente escolhidos, devido a seu protagonismo recente.

A relação de finalistas do prêmio Golden Boy é normalmente um bom ponto de partida para sabermos em quais jogadores ficar de olho nos próximos anos, e a lista atual dá um bom panorama de atletas que já começam a despontar ou que estão prontos para dar um salto de qualidade significativo.

Os grandes favoritos da vez são Alphonso Davies, Jadon Sancho, Mason Greenwood e Erling Haaland, com o atacante do Borussia Dortmund possivelmente à frente dos três primeiros, seguido de perto por Davies, que se destacou como lateral esquerdo na temporada multicampeã do Bayern de Munique em 2019/20.

O Brasil, que levou o prêmio em duas oportunidades seguidas, 2008 e 2009, com Anderson, ex-Manchester United, e Alexandre Pato, é representado entre os finalistas por dois nomes do Real Madrid: Vinícius Júnior e Rodrygo.

Confira abaixo todos os indicados:

Mitchel Bakker (PSG)
Eduardo Camavinga (Rennes)
Jonathan David (Lille)
Alphonso Davies (Bayern de Munique)
Sergiño Dest (Barcelona)
Fábio Silva (Wolverhampton)
Ansu Fati (Barcelona)
Phil Foden (Manchester City)
Ryan Gravenberch (Ajax)
Mason Greenwood (Manchester United)
Erling Haaland (Borussia Dortmund)
Callum Hudson-Odoi (Chelsea)
Dejan Kulusevski (Juventus)
Rodrygo (Real Madrid)
Bukayo Saka (Arsenal)
Jadon Sancho (Borussia Dortmund)
Dominik Szoboszlai (Red Bull Salzburg)
Sandro Tonali (Milan)
Ferrán Torres (Manchester City)
Vinícius Júnior (Real Madrid)