A Fifa divulgou, nesta sexta-feira, as datas do Mundial de Clubes de 2019, que será realizado no Catar. Novamente em dezembro, a competição que já tem Liverpool, Hienghène Sport, da Nova Caledônia, e Monterrey, do México, confirmados, será disputada entre os dias 11 e 21 de dezembro. Faltam os representantes de África, América do Sul e Ásia.

O clube que representará o Catar depende do andamento da Champions League Asiática. Caso um clube do país conquistar a competição, ele se classificará direto para a segunda rodada, e o vice-campeão disputa a preliminar contra o Hienghène Sport, representante da Oceania. Se um time catari não se sagrar no continente, o atual campeão nacional, Al Sadd, fica com a vaga.

A segunda rodada será realizada entre o vencedores dessas preliminares e os representantes de África, Concacaf e Ásia. O sorteio do chaveamento com as semifinais, nas quais entram os times da Conmebol e da Uefa, será realizado em Zurique, em 16 de setembro. Os estádios e os horários ainda não foram anunciados.

Esta deve ser a penúltima edição do Mundial de Clubes no formato atual. A Fifa anunciou um novo torneio com 24 clubes para 2021, ainda sem sede definida. O próprio Catar demorou para ser confirmado como anfitrião das edições deste ano e do próximo. Aconteceu apenas no começo do último mês de junho, com a ideia de ser um evento-teste para a Copa do Mundo.

Caso não seja derrotado na semifinal, o Liverpool terá que ter pelo menos uma de suas partidas pela Premier League remarcada porque enfrentaria o West Ham, em 21 de dezembro. Também apresentará um desafio ao calendário se chegar às quartas de final da Copa da Liga Inglesa porque as partidas estão marcadas para 17 e 18 de dezembro. Na volta, encara o Leicester no Boxing Day, dia seguinte ao Natal.

11 de dezembro

Al Sadd (salvo título do Catar na Champions asiática) x Highiène Sport

14 de dezembro

Quartas de final, com vencedor da preliminar, AFC, CAF e Concacaf

17 de dezembro

Disputa pelo quinto lugar
Semifinal do representante da Conmebol

18 de dezembro

Semifinal do Liverpool

21 de dezembro

Disputa do terceiro lugar
Final