O Barcelona sempre inventou bastante em seu uniforme reserva e na terceira camisa. As cores já foram do bege ao turquesa, muitas vezes deixando de lado a tradição do amarelo. Porém, ao longo dos anos, o respeito ao manto principal se manteve. O blaugrana com listras verticais se repetiu por anos a fio, com poucas alterações. A partir dos anos 2000, três vezes ressurgiu o modelo dividido em duas partes, resgatando o primeiro uniforme do Barça. Já nas últimas temporadas, o degradê e as faixas descontínuas desagradaram os mais puristas. Até verem a provável camisa do próximo ano: listras horizontais, longe de remeter à tradição do clube.

VEJA TAMBÉM: Que tal estes uniformes do América em homenagem a Roberto Bolaños?

O protótipo foi adiantado pelo jornal catalão Sport, que costuma acertar este tipo de assunto. Segundo o periódico, os modelos estão até mesmo aprovados pelo presidente Josep Maria Bartolomeu. A justificativa para a novidade é tentar aumentar as vendas dos uniformes, que sofreram queda nos últimos tempos. Então, resolveram apelar para algo totalmente diferente. Porém, o exagero é notável. Mais parece uma versão com tons diferentes do fardamento do Fortaleza.

Outra novidade é a cor do calção, resgatando o grená que foi utilizado pela última vez em 2010/11, e que marcou também no período em que Ronaldinho brilhava no Camp Nou. O uniforme dois, por sua vez, mistura a tradição e o já visto recentemente, algo que não ficou tão legal. A camisa possui a frente amarela, enquanto as costas possuem uma reprodução da bandeira catalã.

Resta saber qual será a recepção da torcida com os novos uniformes. A levar em conta o clássico, a nova aposta poderá ser um tiro no pé. Quando muitas vezes é a simplicidade e a tradição que realmente conquistam o gosto dos torcedores.

esta-proxima-camiseta-del-barca-1417507213738