MLS

Árbitro de vídeo começará a ser usado na Major League Soccer a partir de agosto

No fim da tarde de quinta-feira (20), a Major League Soccer anunciou que o Video Assistant Referee (VAR) será utilizado em todos os jogos da liga a partir de dia 5 de agosto deste ano. Sim, a implementação do novo sistema acontecerá durante a temporada, mas não é uma grande novidade para os amantes do futebol nos Estados Unidos, depois de mais de 100 jogos de testes. Câmeras serão instaladas nos estádios e um quinto árbitro vai poder ajudar os que estão em campo com opiniões sobre os lances polêmicos.

LEIA MAIS: Giovinco segue brilhando: golaço de falta definiu vitória do Toronto sobre Orlando

O sistema finalmente sairá do papel. O caso de utilização do VAR mais conhecido aconteceu no começo de 2017, quando David Villa foi expulso de um jogo de pré-temporada após o árbitro interromper o jogo e ver as imagens em um televisor na beira do gramado, confirmando que o atacante espanhol tinha dado uma cotovelada no adversário. Na época, a atitude do árbitro foi muito elogiada, principalmente pela agilidade em resolver a situação e, claro, por ter acertado.

Alvo de muita polêmica na Copa das Confederações, principalmente por sua utilização questionável, o VAR pode ajudar, enfim, a melhorar o nível da arbitragem nos Estados Unidos. Os árbitros americanos há anos são questionados por sua baixa qualidade, e inclusive já foram criticados por jogadores de países menores da América Central em jogos da Champions League da Concacaf, fazendo que a US Soccer fosse pressionada a criar novos cursos para os juízes do país.

De acordo com o comunicado divulgado pela liga, o VAR poderá ser utilizado em situações que mudam o jogo, como gols, marcações de pênalti ou não, expulsões diretas e impedimentos que resultem em alguma das situações anteriores. Não foi informado, porém, se os torcedores presentes nos estádios poderão acompanhar as decisões nos telões, como acontece no tênis, por exemplo.

A MLS, aliás, não estará sozinha nesta inovação. A United Soccer League (USL), uma divisão menor americana, também vai utilizar o VAR já nesta temporada. Querendo se colocar cada vez mais no radar das grandes ligas, a Major League Soccer dá um grande passo para ser pioneira, basta saber utilizar a tecnologia que tem em mãos.

Mostrar mais

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo