Estados Unidos

Esquentando com o verão

Chegou o verão no hemisfério norte. Ao contrário do que ocorre por aqui, agora é a época do ano em que as temperaturas dos termômetros sobem, os dias são mais longos e as pessoas ficam mais tempo nas ruas. E na MLS este ano, o D.C. United começou a subir junto com as temperaturas.

Depois de um terrível começo de temporada, quando somou apenas 3 vitórias e 7 derrotas nas primeiras 10 rodadas, e ainda amargou a lanterna da Conferência Leste por várias semanas, o United se recuperou e não perde desde o dia 29/05, tendo vencido todos os seus jogos em junho.

Nesta última semana, a vítima foi o LA Galaxy, líder da Conferência Oeste. Os ‘Men in Black’ não tomaram conhecimento da estrelada equipe californiana e aplicaram uma goleada por 4×1, com um ótimo público de quase 36.000 pagantes presentes no RFK Stadium. A grande estrela do jogo, e dessa reviravolta do United, foi/é o brasileiro Luciano Emilio, artilheiro e MVP do ano passado, e que novamente luta pela artilharia (veja mais abaixo).

Com as 4 vitórias seguidas obtidas no mês de junho (o United teria mais um jogo em junho, contra o Houston Dynamo, que foi adiado em virtude de chuva), o D.C. subiu da última para a terceira posição do Leste com 22 pontos, 4 atrás do Columbus Crew e 8 do líder NE Revolution. Se continuar nesse ritmo, o United tem tudo para lutar novamente buscar pelo Supporters’ Shield, o que seria o seu terceiro triunfo seguido.

Emilio!

Como dissemos acima, o grande nome da recuperação do D.C. United na temporada é o brasileiro Luciano Emilio, o camisa 11 do time.

Emilio, que no ano passado já havia feito uma temporada fantástica, tendo sido o artilheiro e o MVP de 2007, mostra que este ano tem tudo para repetir seus feitos.

Depois de um começo de temporada morno, o brasileiro marcou 7 gols nas 4 últimas partidas do United, e agora já luta pela artilharia da competição. Emilio está em segundo lugar com 10 gols, empatado com Edson Buddle do LA Galaxy. Ambos estão 1 gol atrás de Landon Donovan, também do LA Galaxy e líder da tabela de artilharia desde o começo do campeonato.

Além disso, Luciano Emilio foi eleito pelo site da MLS como o jogador do mês, devido às suas belas atuações pelo United em junho. E seu primeiro gol contra o Galaxy (o segundo da goleada – Emilio fez o quarto também) foi eleito o gol da semana pelos fãs da MLS, prêmio que ele recebeu pela segunda vez nesta temporada.

Emilio começou a carreira no Rio Branco de Americana e teve passagens pela Alemanha e Espanha, antes de tornar-se ídolo em Honduras. Com seu destaque pelo Olimpia, chegou ao United em 2007 para tornar-se ídolo também. Apesar de desconhecido no Brasil, Luciano Emilio tem sido um ótimo representante do futebol brasileiro em terras estrangeiras.

Jovem promessa

E o United não pára por aí. Na última sexta-feira (27/06), a equipe da capital anunciou a contratação por empréstimo do jovem meio-campista chileno Dagoberto Currimilla.

Currimilla é considerado um dos talentos mais promissores do Chile, e foi um dos destaques da seleção sub-20 de seu país que obteve o terceiro lugar no Mundial do Canadá no ano passado.

Dagoberto Currimilla chega ao United por empréstimo, com opção de compra. Seus direitos federativos pertencem ao Huachipato, com quem tem contrato até 2012.

Essa contratação do United mostra uma mudança de postura louvável na MLS. Ao invés de buscar veteranos consagrados, a liga passa também a investir em jovens promessas, na tentativa de tornar-se um campeonato mais forte e atrativo.

Terça-feira gorda

Esta última terça-feira (01/07) foi repleta de jogos nos EUA. Foi jogada mais uma rodada da Lamar Hunt U.S. Open Cup e vários times da MLS jogaram e conseguiram garantir sua vaga para as quartas-de-final. Já outros times foram só decepção.

Entre os times do Leste que carimbaram o passaporte para a próxima fase estão o NE Revolution, que ganhou do Richmond Kickers (USL-2) por 3×0, o Chicago Fire, que bateu Cleveland City Stars (USL-2) por 4×1, o KC Wizards, que venceu o Carolina Railhawks (USL-1) por 4×2 na prorrogação e, como não poderia deixar de ser, o D.C. United, que ganhou do Rochester Rhinos (USL-1) por 2×0. A única decepção do Leste ficou por conta do NY Red Bull, que perdeu para o Crystal Palace Baltimore (USL-2) por 2×0 e está eliminado.

Pelos lados do Oeste, a decepção foi ainda maior. O único clube que venceu foi o FC Dallas, que bateu o Miami FC Blues (USL-1) por 2×1. O Houston Dynamo empatou em 1×1 com o Charleston Battery (USL-1), mas perdeu nos pênaltis por 4×3 e foi eliminado. E o outro eliminado foi o Chivas USA que perdeu por 2×0 para o Seattle Sounders (USL-1) e também está fora.

As partidas das quartas-de-final serão jogadas no próximo dia 08/07, e terão os seguintes encontros: NE Revolution x Crystal Palace Baltimore, D.C. United x Chicago Fire, FC Dallas x Charleston Battery e KC Wizards x Seattle Sounders. Façam suas apostas!

Nutrilite Canadian Championship

Não foi apenas nos EUA que a terça-feira teve jogos importantes. No Canadá também tivemos mais um jogo válido pelo Nutrilite Canadian Championship. Se a quantidade de jogos não é grande como nos Estados Unidos, a importância é a mesma para os canadenses.

O Nutrilite Canadian Championship é um torneio que conta com 3 equipes canadenses e é classificatório para a fase preliminar da CONCACAF Champions League 2008/09. As equipes participantes são o Toronto FC, Montreal Impact e Vancouver Whitecaps, que jogam entre si em partidas de ida e volta, sendo campeão o clube que somar mais pontos ao final dos 6 jogos.

O vencedor do torneio, além de levar para casa o troféu Voyagers Cup , irá disputar contra o representante da Nicarágua o privilégio de jogar a fase de grupos da CONCACAF Champions League.

Atualmente, o líder da competição é o Montreal Impact, que tem 2 vitórias e 1 derrota, somando 6 pontos. Em segundo está o Toronto FC, que tem 1 vitória e 1 derrota, com 3 pontos. Em terceiro e último está o Vancouver Whitecaps, que também tem 3 pontos, com 1 vitória e 2 derrotas. A última “rodada” do torneio foi jogada também nessa terça-feira (01/07), e o Whitecaps venceu o Toronto FC por 1×0 no BMO Field em Toronto. O próximo jogo será novamente entre Toronto e Vancouver, no dia 09/07, e o torneio termina no dia 22/07, com o jogo entre Toronto e Montreal, no BMO Field.

Para americano ver

No último dia 25/06 foi jogada uma partida de futebol beneficente em um parque em Nova York. A partida foi organizada pelo jogador do NY Red Bull, Claudio Reyna, juntamente com o astro da NBA Steve Nash. Após o jogo houve um leilão na loja de um dos patrocinadores, em benefício das fundações de cada um dos jogadores-organizadores.

Polêmicas à parte em relação à participação de Leandrinho, o jogo foi muito divertido e agradou o grande número de pessoas que compareceu para prestigiar as estrelas (público que superou as expectativas dos organizadores).

Vieram estrelas da NBA, como Jason Kidd e Baron Davis, estrelas da MLS, como Jozy Altidore (que se despediu de Nova York e agora vai ao Villareal da Espanha) e Gregg Berhalter, e estrelas atuais e antigas de grandes times da Europa, como Robbie Fowler (Liverpool), Steve McManaman (Liverpool), Salomon Kalou (Chelsea) e quem mais chamou atenção, Thierry Henry (Barcelona). Henry veio diretamente da Euro 2008 e foi o mais requisitado pelos torcedores.

O jogo, que foi chamado de “Showdown em Chinatown”, terminou 9×4 para a equipe de Nash, mas todos saíram ganhando pela divulgação que gerou e pelo grande público que compareceu. Esperamos que a dose se repita em 2009!

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo