A Fifa e a AFC decidiram adiar os jogos das Eliminatórias da Copa 2022 programados para os períodos de 23 a 31 de março e de 1 a 9 de junho de 2020. A determinação veio depois de uma consulta da Fifa com as federações dos países, a entidade que rege o futebol mundial decidiu, junto com a AFC (Confederação de Futebol da Ásia, sigla em inglês), adiar todos os jogos para atender às preocupações em relação ao contágio do Coronavírus (COVID-19).

Segundo informa a Fifa em seu comunicado, para atender às preocupações das federações envolvidas, e garantida a segurança de todos os indivíduos envolvidos com os padrões requeridos, as duas federações podem decidir jogar, por decisão conjunta, nas datas Fifa de março e junho. As federações terão que fazer um pedido que será analisado por Fifa e AFC para aprovação. As duas entidades irã analisar se há condições para a realização do jogo.

O pré-olímpico feminino da Ásia, que estava previsto para acontecer de 6 a 11 de março e depois de 4 a 9 de junho, vai seguir normalmente, exceto por uma partida. Coreia do Sul e China foi adiado e será jogado na janela de 1 a 10 de junho de 2020. O torneio masculino pré-olímpico já tinha acontecido antes do problema do Coronavírus, de 8 a 26 de janeiro, na Tailândia.

Além do futebol de campo, o futsal também foi afetado. O torneio asiático, que aconteceria no Turcomenistão e serviria como classificatório para a Copa do Mundo da categoria, também foi adiado para o período de 5 a 16 de agosto de 2020. O torneio estava previsto para acontecer de 26 de fevereiro a 8 de março e já tinha sido adiado, mas não havia data definida para o torneio ser realizado. A Copa do Mundo de Futsal acontece na Lituânia do dia 12 de setembro a 4 de outubro de 2020.

As decisões foram tomadas depois de reuniões realizadas entre a AFC e a Fifa nos dias 2 e 8 de março. Segundo a agência chinesa Xinhua, a equipe da seleção chinesa mudou seu planejamento. Os jogos da China nas Eliminatórias seriam disputados contra Maldivas e Guam no final de março, em jogos realizados na Tailândia, com chineses como mandantes. Com o adiamento, a equipe da seleção ficará onde está, em Dubai, para um treinamento até o dia 25 de março. Vale lembrar que o Campeonato Chinês não foi iniciado, adiado também por causa do Coronavírus.

Tanto AFC quanto Fifa continuarão a avaliar a situação em relação ao COVID-19 e irão decidir se haverá novas mudanças na agenda de jogos das Eliminatórias da Copa. O objetivo, segundo alegado no comunicado divulgado, é de proteger a saúde dos indivíduos envolvidos.