Aquela reunião era necessária. As atividades esportivas ganhavam espaço na sociedade inglesa, sobretudo em instituições educacionais, e cada vez mais havia interesse em realizar confrontos entre equipes de cidades ou escolas diferentes. Mas como fazer isso se cada cidade, cada escola, cada região, jogava de seu jeito? Por isso que dirigentes de alguns clubes se encontraram em 26 de outubro de 1863 na Freemasons Tavern, Londres, para uniformizar as regras daquele jogo. Foi o momento em que o futebol passava a existir como um esporte codificado.

Certamente aqueles ingleses oitocentistas não imaginavam que tanta coisa sairia daquela reunião. Para eles, era apenas a criação de uma entidade (a Football Association) que englobaria os clubes que pretendiam seguir uma determinada versão do futebol (baseada nas regras de Cambridge, que passou a ser o futebol da associação, ou “association football”). Nem se preocuparam em detalhes que dariam ares mais grandiosos ao momento, como chamar a tal “Associação de Futebol” de “Associação Inglesa de Futebol”. Não havia motivos para nacionalizar algo que não tinha tantas pretensões. Mas acabou tendo. A Football Association, criada no mesmo encontro que codificou o esporte, é a atual Federação Inglesa e aquela versão do jogo se tornou o esporte mais popular do planeta.

Um momento histórico como esse não podia passar em branco. A partir desta terça, a Trivela publica um especial sobre os 150 anos da criação do futebol. São cinco partes, que terminam no sábado, dia do aniversário do esporte que tanto amamos.

Terça

O futebol e sua família

“Futebol” é uma palavra que nem todo mundo usa para dizer a mesma coisa. Há vários futebois no mundo, e isso se deve à grande quantidade de modalidades irmãs e primas que foram se desenvolvendo ao longo dos séculos. Veja como é essa família.

Quarta

As regras

Como o jogo praticado sem padronização por diversas escolas se espalhou, até se uniformizar as regras e virar uma atividade de alcance mundial. Veja como a criação e a expansão aconteceram. Além disso, confira a história da mudança das regras, ano a ano.

Quinta

Linha do tempo

Mil gols de Pelé, a criação da Copa do Mundo, o primeiro jogador de US$ 1 milhão e as leis que libertaram os jogadores são apenas alguns dos principais fatos de 150 anos de futebol. Veja, cronologicamente, na nossa linha do tempo.

Sexta

Os pioneiros

Por onde andam os primeiros clubes de futebol? E aqueles que se reuniram na Freemasons Tavern para uniformizar as regras do esporte e fundar a Football Association? Contamos o paradeiro deles para você.

Sábado

Mais que um jogo

Dez momentos em que o futebol teve influência direta na história da sociedade. Conheça as histórias.