É neste dia 29 de maio que Baku recebe, pela primeira vez, uma final europeia. A Liga Europa terá a sua final disputada na capital do Azerbaijão e preparamos ao longo dos últimos dias matérias especiais sobre a decisão entre Chelsea e Arsenal. Mais do que se debruçar sobre os dois times, falamos sobre a cidade e o esporte no país.

Uefa diz que Baku pode receber apenas 15 mil torcedores de fora – então por que a escolheu?

A Uefa deu apenas 6 mil ingressos para cada clube, o que causou revolta nos torcedores. A justificativa da entidade não convenceu muito e nós mostramos as razões para isso.

Arsenal questiona Uefa por poucos ingressos na final da Liga Europa pra lá de Bagdá

Depois que Chelsea e Arsenal chegaram à final da Liga Europa, os torcedores e clubes perceberam que Baku é longe pra dedéu. Bom, era um pouco tarde para reclamar, mas mostramos as reclamações do Arsenal para a cidade para lá de Bagdá – não, não é uma figura de linguagem, é literalmente mais a oeste que a capital iraquiana.

Resposta da Uefa ao Arsenal sobre ingressos para Baku é aula sobre problemas de uma final em jogo único

Quem nos acompanha há mais tempo sabe que j[a falamos sobre a questão de final em jogo único em local pré-definido algumas vezes, especialmente quando a Conmebol decidiu imitar a Uefa. Bom, parece que a Uefa está sentindo um pouco do que a América do Sul sentirá nos próximos meses. Sim: a justificativa da Uefa mostra quais os problemas desse tipo de final.

Entenda o conflito de Nagorno-Karabakh, que tirou Mkhitaryan da final da Liga Europa

O conflito de Nagorno-Karabakh é violento e grave e muitos armenos não se sentem seguros em território azeri – com razões. Explicamos esse conflito e o que causa a insegurança sentida por Mkhitaryan – e um conflito que gerou milhares de vítimas.

Anistia Internacional: Azerbaijão tenta limpar violações de direitos humanos com final da Liga Europa

O Azerbaijão é um país acusado de diversas violações dos direitos humanos e a Anistia Internacional é uma das entidades que mais denuncia isso. Mostramos aqui uma visão da entidade que atua em diversos países do mundo.

Após rupturas, trajetórias de Arsenal e Chelsea andaram em paralelo até se encontrarem em Baku

Chelsea e Arsenal chegam à final da Liga Europa em uma temporada que sofreram rupturas. O Arsenal saiu de mais de 20 anos sob o comando de um mesmo técnico Arsène Wenger, e o Chelsea abandonou um estilo de jogo mais defensivo e estruturado para um jogo mais ofensivo e fluido. Falamos um pouco dessa trajetória dos dois times na temporada até chegarem em Baku.

“Clube refugiado”, o Qarabag mostra outra face do conflito que tirou Mkhitaryan da Liga Europa

Se a antiga guerra pelo território Nagorno-Karabakh expõe as represálias à Armênia, porém, há um outro lado da história. O futebol do Azerbaijão também reflete o conflito. Dono dos últimos seis títulos nacionais, o Qarabag possui o status de “clube refugiado”. Mudou-se de Agdam para Baku justamente após a perda de Nagorno-Karabakh e virou uma bandeira dos azeris sobre o tema – mas com interferência direta do regime. Contamos um pouco da história deste que se tornou um dos principais times do país.

Da Euro 2020 à F1: Baku, mergulhada em controvérsia, é símbolo do Azerbaijão que se promove para o mundo

A capital do Azerbaijão recebe a final da Liga Europa, mas não foi um processo simples. Chegar a sediar uma final europeia não é nem sequer o fim, é só o meio do processo de um país que usa os grandes eventos, especialmente esportivos, para promover o país e o turismo – e tentar limpar a imagem de um país que tem problemas democráticos e de violações de direitos humanos. Falamos sobre o contexto político e a ideia do Azerbaijão de ir muito além.

As outras glórias continentais dos anos 1990: Quando Chelsea e Arsenal conquistaram a Recopa

Chelsea e Arsenal possuem sim história nas competições europeias. Aqui, contamos quando os dois times levantaram os canecos da antiga Recopa, competição que reunia os campeões de Copas da Europa.

E fique ligado, porque vem mais por aí. Volte a este post mais tarde que teremos mais conteúdo!