EspanhaLa Liga

Vale ver este mini-documentário sobre o Eibar, um clube comandado por mulheres

Grande parte da ótima campanha do Eibar, oitavo colocado do Campeonato Espanhol, deve-se às mulheres que o comandam, uma raridade dentro do mundo ainda super-machista do futebol. O clube basco é uma exceção: 53% dos seus funcionários são do sexo feminino e há cinco departamentos comandados por mulheres, como mostra este mini-documentário produzido pela Casa del Futbol.

LEIA MAIS: Por machismo, dupla do Sparta treinará com time feminino para aprender a respeitar as mulheres

De acordo com a produção, a cidade de Eibar tem a tradição de incorporar mulheres ao mercado de trabalho, o que se reflete no clube da primeira divisão espanhola. Enquanto apenas duas em cada dez mulheres ocupam cargos de comando no país, o Eibar conta com cinco chefes de departamento: a presidente Amaia Gorostiza; a diretora-executiva Patricia Rodríguez; a diretora de Marketing, Gema Baqué; a chefe de Comunicação e Protocolo, Arrate Fernández; e a nutricionista Aurora Cid.

“O futebol sempre foi um mundo muito masculino, mas estamos falando um pouco do passado”, afirmou a presidente Gorostiza. “Cada vez mais se está introduzindo a mulher neste campo. Sou sempre tratada com naturalidade e trato os outros com naturalidade”.

Em uma publicação comemorativa do Dia Internacional da Mulher em seu site, foi dito que o “Eibar é um clube de futebol diferente, que acredita em um modelo de administração moderno, criativo e preciso, futebol além do futebol, e contrário ao clichê de que os negócios do futebol só podem ser conduzidos por homens”.

O Eibar conta com duas equipes de futebol feminino sub-21 e um time profissional que disputa a segunda divisão espanhola. Está em quinto lugar, já sem chances de conquistar o acesso nesta temporada.

Assista ao documentário de quatro minutos, em espanhol. Mas dá para entender tranquilamente, mesmo sem muito domínio da língua.

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo