
Grande parte da ótima campanha do Eibar, oitavo colocado do Campeonato Espanhol, deve-se às mulheres que o comandam, uma raridade dentro do mundo ainda super-machista do futebol. O clube basco é uma exceção: 53% dos seus funcionários são do sexo feminino e há cinco departamentos comandados por mulheres, como mostra este mini-documentário produzido pela Casa del Futbol.
LEIA MAIS: Por machismo, dupla do Sparta treinará com time feminino para aprender a respeitar as mulheres
De acordo com a produção, a cidade de Eibar tem a tradição de incorporar mulheres ao mercado de trabalho, o que se reflete no clube da primeira divisão espanhola. Enquanto apenas duas em cada dez mulheres ocupam cargos de comando no país, o Eibar conta com cinco chefes de departamento: a presidente Amaia Gorostiza; a diretora-executiva Patricia Rodríguez; a diretora de Marketing, Gema Baqué; a chefe de Comunicação e Protocolo, Arrate Fernández; e a nutricionista Aurora Cid.
“O futebol sempre foi um mundo muito masculino, mas estamos falando um pouco do passado”, afirmou a presidente Gorostiza. “Cada vez mais se está introduzindo a mulher neste campo. Sou sempre tratada com naturalidade e trato os outros com naturalidade”.
Em uma publicação comemorativa do Dia Internacional da Mulher em seu site, foi dito que o “Eibar é um clube de futebol diferente, que acredita em um modelo de administração moderno, criativo e preciso, futebol além do futebol, e contrário ao clichê de que os negócios do futebol só podem ser conduzidos por homens”.
O Eibar conta com duas equipes de futebol feminino sub-21 e um time profissional que disputa a segunda divisão espanhola. Está em quinto lugar, já sem chances de conquistar o acesso nesta temporada.
Assista ao documentário de quatro minutos, em espanhol. Mas dá para entender tranquilamente, mesmo sem muito domínio da língua.