EspanhaLa Liga

Quer espiar o novo San Mamés? Nós mostramos para você

A noite de 16 de setembro de 2013 ficará guardada na memória do Athletic Bilbao como um rito de passagem. Durante quase 100 anos a casa dos Leones foi San Mamés, estádio mais antigo de La Liga. E, após aposentarem o antigo campo de jogo na última temporada, os bascos inauguraram nesta segunda-feira o novo San Mamés Barria, uma moderna arena para 53 mil pessoas que, esperam, leve o clube novamente às glórias do passado.

O novo estádio ainda não está concluído. A previsão é se que as obras fiquem totalmente prontas apenas em 2015, restando a conclusão de todo um setor de arquibancadas. Ainda assim, os torcedores lotaram as cadeiras disponíveis e ainda se amontoaram nas brechas laterais para poder assistir ao primeiro triunfo do Athletic na nova Catedral.

Se no velho estádio o primeiro gol foi de Pichichi, mito que até hoje serve de rótulo aos artilheiros na Espanha, o do novo não teve tanto glamour. Foi de Charles, atacante brasileiro que pouco fez sucesso por aqui, mas que foi artilheiro da última edição da segundona espanhola e que chegou ao Celta nesta temporada. Ainda assim, o visitante não estragou a festa dos leones em Bilbao.

Mikel San José igualou o marcador ainda no primeiro tempo. Andoni Iraola virou na segunda etapa. E Beñat, principal contratação do clube na temporada, fechou a vitória por 3 a 2, que ainda contou com mais um tento do Celta. Em quatro rodadas, o Athletic soma três vitórias em La Liga, em um ótimo início de Ernesto Valverde em seu retorno ao clube. Dias de sonho para os bascos, que talvez nunca voltem a ser grandes como já foram um dia, mas possuem uma estrutura boa o suficiente para chegarem próximos ao topo na Espanha.

Ficou curioso para conhecer o novo San Mamés? As fotos são do jornal El Correo. Você pode conferir as galerias completas clicando aqui ou aqui.

ESPAÑA FUTBOL LIGA BBVA

a1

ESPAÑA FUTBOL LIGA BBVA

Mitxel Atrio /16-09-2013/ Ambiente previo San Mamés.

a4 A1-1814277405

NUEVO SAN MAMES. 13.09.12. FOTOGRAFIA DE FERNANDO GOMEZ.

NUEVO SAN MAMES. 13.09.12. FOTOGRAFIA DE FERNANDO GOMEZ.

SAN MAMES VISTO DESDE ARTXANDA. 13.09.13. FOTOGRAFIA DE FERNANDO GOMEZ.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo