ÁfricaEspanhaMundo

Messi ou Chitalu? Fifa não oficializará recorde

A Fifa lavou suas mãos diante da disputa por quem detém o recorde de gols em um único ano. Depois que Lionel Messi ultrapassou marca de Gerd Müller, a federação de Zâmbia prometeu acionar a entidade para reconhecer os gols que Godfred Chitalu fez em 1972. Entretanto, porta-voz da entidade, Alex Stone afirmou que a Fifa não reconhecerá marca alguma.

“Não temos bases de dados com todas as partidas, não são recordes oficiais da Fifa. O que existe agora são recordes que os meios de comunicação estabelecem a partir de suas estatísticas. Não tem ligação com preconceitos de nenhum tipo, porque gostamos de reconhecer os recordes que correspondem às nossas competições”, disse Stone à BBC.

Messi soma 88 gols em 2012 e, depois que superou os 85 de Gerd Müller em 1972, foi proclamado como novo recordista pela imprensa internacional. Já Chitalu teria marcado 107 tentos em 1972 pelo Kabwe Warriors, divididos em partidas oficiais por Copa dos Campeões da África, Campeonato Zambiano, Copa de Zâmbia e Copa da Liga de Zâmbia.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo